OMS pede doação imediata de 10 milhões de vacinas para nações pobres

O diretor-geral da OMS disse que o programa de distribuição de vacinas Covax precisa de 10 milhões de doses imediatamente para ajudar 20 países nas próximas duas semanas

OMS: até agora, 177 países e territórios conseguiram iniciar a vacinação, segundo Tedros (Christopher Black/World Health Organization/Reuters)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo nesta sexta-feira aos países ricos para que doem doses de vacinas contra covid-19 para ajudar a cumprir as metas de vacinação das pessoas mais vulneráveis nas nações mais pobres.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o programa de distribuição de vacinas Covax, coliderado pela OMS e a aliança de vacinas Gavi, precisa de 10 milhões de doses imediatamente como uma medida paliativa.

“O Covax está pronto para entregar, mas não podemos entregar vacinas que não temos. Acordos bilaterais, proibições de exportação e nacionalismo de vacinas causaram distorções no mercado, com grandes desigualdades na oferta e demanda”, disse Tedros em entrevista coletiva.

No início do ano, o chefe da OMS lançou um desafio mundial para que a vacinação dos profissionais da saúde e dos idosos fosse iniciada em todos os países nos primeiros 100 dias de 2021.

Até agora, 177 países e territórios conseguiram iniciar a vacinação, segundo Tedros, especialmente graças ao Covax, que distribuiu mais de 32 milhões de vacinas em 61 países.

“Restam apenas 15 dias antes do 100º dia do ano e 36 países ainda esperam vacinas para começar a vacinar os profissionais da saúde e os idosos”, disse.

Desses 36 países, 16 devem receber suas primeiras doses nos próximos 15 dias. Mas os outros 20 países “aguardam” as vacinas.

“Dez milhões de doses não é muito e nem de longe é o suficiente”, acrescentou.

O sistema internacional Covax busca fornecer neste ano doses de vacinas para 20% da população de cerca de 200 países e territórios, e tem um mecanismo de financiamento para ajudar 92 países desfavorecidos.

 

Carregar Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Veja também

Com vacinação mais lenta, abril projeta mais de 80 mil mortes por covid

Variantes mais agressivas e aumento das mortes entre os mais jovens mostram que distanciam…