23.5 C
Brasília
HomeDistrito FederalLira cria comissão para tratar da prisão de parlamentares

Lira cria comissão para tratar da prisão de parlamentares

Comissão irá debater artigo da Constituição que trata da prisão em flagrante

Nesta sexta-feira (19), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de uma comissão para discutir a prisão de parlamentares em flagrante. A medida ocorre após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que prendeu o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

A ideia é propor uma regulamentação do artigo 54 da Constituição, que aborda a imunidade e a inviolabilidade dos mandatos parlamentares.

O anúncio foi feito durante a abertura da sessão da Câmara que julga a prisão de Silveira.

– Em nome da responsabilidade, o alicerce da Democracia, quero anunciar a criação de uma Comissão Extraordinária pluripartidária para propor alterações legislativas para que, nunca mais, Judiciário e Legislativo corram o risco de trincarem a relação de altíssimo nível das duas instituições, por falta de uma regulação ainda mais clara e específica do artigo 53 da nossa Carta – explicou Arthur Lira.

Durante seu discurso, o presidente da Câmara falou da prisão de Daniel Silveira e apontou que a medida foi um “um ponto fora da curva”.

– Aos que tem responsabilidade, essa intervenção extrema sobre as prerrogativas parlamentares deve ser o que foi: um ponto fora da curva, sob o risco de banalizarmos excessos que, pelo caminho oposto, ultrapassariam o plano do razoável e passariam a orbitar também a atmosfera da irresponsabilidade – destacou.

 

Veja Também