Espaço é demanda antiga da comunidade acadêmica, que divide os cuidados com os filhos e os cursos de graduação e pós-graduação

A reitora Márcia Abrahão se reuniu com o secretário de Educação, Leandro Cruz, para falar do projeto – (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, se reuniu com o secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, para a construção de uma creche no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Segundo a dirigente, um terreno localizado na via L3 está habilitado para doação e poderá ser disponibilizado para a edificação da creche.

A proposta é que a unidade funcione como uma creche-escola, com estagiários da própria universidade atuando no acolhimento das crianças. Márcia Abrahão pediu ainda ao secretário que parte das vagas fosse reservada aos filhos de estudantes e servidores da instituição, possibilidade que foi afastada por Leandro Cruz.

O secretário explicou que há uma demanda reprimida de 20 mil vagas em creches no Distrito Federal. Contudo, o que poderia ocorrer é dar preferência à comunidade acadêmica na futura creche.

A construção do espaço é uma demanda antiga da comunidade acadêmica. Na tentativa de reduzir os impactos da falta de uma creche no campus para as pessoas que têm de se dividir entre os cursos na graduação e pós-graduação e os cuidados com os pequenos, estudantes formaram um grupo de apoio aos pais na universidade.

Por meio do projeto de extensão Rede Voluntária de Apoio Infantil para Permanência Universitária (Rede Voa), os voluntários se revesam nos cuidados com as crianças: quem deixa os filhos com outros estudantes, depois, doa duas horas para se dedicar aos filhos das colegas.

 

Escreva um comentário