Programação no CCBB Brasília tem teatro, mostra de filmes e estreia de exposição sobre Egito

Atividades entram em cartaz a partir desta quinta-feira (28). Atrações são gratuitas, mas, antes, é preciso retirar ingresso pela internet.

Egito Antigo/Divulgação

A última semana de janeiro marca o fim de algumas atividades que fizeram parte da programação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, no começo de 2021. Entretanto, nos próximos dias, o espaço renova a lista de eventos, que incluem teatro, uma mostra de filmes para crianças e adolescentes, além da estreia, no Distrito Federal, de uma exposição sobre o Antigo Egito.

As atrações são gratuitas, mas, antes, é preciso retirar o ingresso pela internet. Também é obrigatório o uso de máscara, a aferição de temperatura na entrada e o respeito às demarcações de distanciamento social.

Cena do espetáculo 'A Desumanização' — Foto: CCBB/Divulgação
Cena do espetáculo ‘A Desumanização’ — Foto: CCBB/Divulgação.

Peça em cartaz

O palco do teatro do CCBB recebe, a partir desta quinta-feira (28), o espetáculo “A Desumanização“. O roteiro é uma adaptação do romance escrito pelo português Valter Hugo Mãe. Na obra, ele conta a história de uma mulher que perdeu a irmã gêmea na infância.

O drama é intensificado pelo fato de que a personagem principal cresce em uma cidade do interior da Islândia, onde o conservadorismo e preconceitos fazem parte do dia a dia. As atrizes Fernanda Nobre e Maria Helena Chira fazem parte do elenco.

“Duas atrizes em cena falam do passado e, ao mesmo tempo, revivem as diferentes passagens das fases de menina para mulher, as descobertas dolorosas e a necessidade de se sentir inteira”, explicam os organizadores.

A peça será apresentada de quinta a domingo até 21 de fevereiro. Os ingressos custam entre R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e estão à venda apenas na internet. O espetáculo não é recomendado para menores de 14 anos.

Exposição sobre o Egito Antigo

Exposição sobre Egito levou mais de um milhão de visitantes ao CCBB  — Foto: Divulgação
Exposição sobre Egito levou mais de um milhão de visitantes ao CCBB — Foto: Divulgação

Outra novidade é a estreia da mostra “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade“. A exposição já passou pelo CCBB do Rio de Janeiro e de São Paulo. Apenas na cidade carioca, houve mais de um milhão de visitantes.

Em Brasília, as obras podem ser visitadas a partir do dia 6 de fevereiro. O acesso a exposição é gratuito, no entanto, antes de ir é preciso retirar o ingresso pela internet. A mostra fica em cartaz até 25 de abril.

Ao todo, a exposição reúne 140 peças que têm em comum a relevância para o entendimento da cultura egípcia.

“O principal objetivo é possibilitar um entendimento qualificado sobre a cultura egípcia”, explica Pieter Tjabbes, curador da mostra junto com Paolo Marini.

Sarcófago com painel com olhos Médio Império. Mostra Egito Antigo — Foto: CBBB/Divulgação
Sarcófago com painel com olhos Médio Império. Mostra Egito Antigo — Foto: CBBB/Divulgação

No local, o visitante encontra esculturas, pinturas, objetos litúrgicos, sarcófagos e uma múmia humana. A mostra também apresenta uma réplica da tumba de Nefertari e uma pirâmide cenográfica.

O acervo veio do Museu Egípcio de Turim, na Itália. A mostra foi premiada como a melhor exposição internacional do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Para crianças e adolescentes

Já na próxima semana, o CCBB terá um evento especial voltado para crianças e adolescentes que são apaixonados por filmes (veja detalhes abaixo). A programação é gratuita.

“Desenhando Futuros: mostra infantojuvenil de cinema e inovação” começa na terça-feira (2). O evento conta com sessões de filmes e realização de oficinas até 21 de fevereiro.

Para participar, basta retirar, pela internet, os ingressos gratuitos para atividade escolhida. Os bilhetes serão disponibilizados todos os dias, às 9h.

Cinema de graça, ao ar livre

Os filmes da mostra serão exibidos nas telonas do CCBB, em um espaço ao ar livre montado em frente à biblioteca. É obrigatório o respeito as medidas de distanciamento social.

Cena do filme "Tito e Os Pássaros" — Foto: Divulgação
Cena do filme “Tito e Os Pássaros” — Foto: Divulgação

As projeções fora do cinema ocorrem nos dias 6 e 13 de fevereiro. Em cada dia haverá três projeções para um público de, no máximo, 50 pessoas.

A programação audiovisual também pode ser acessada dos dias 15 a 21 de fevereiro, de graça, pela internet. Para assistir, basta acessar a plataforma Innsaei.TV, fazer o cadastro e depois clicar na categoria “Festivais”.

Mão na massa

Paralelamente à exibição dos filmes, estão programadas quatros oficinas gratuitas. A primeira está marcada para o dia 6 de fevereiro. Na atividade, as crianças vão aprender como criar filmes com a técnica de Stop Motion. Segundo os organizadores, para participar, é preciso que as crianças estejam acompanhadas de um responsável.

Já em 13 de fevereiro, a partir das 14h, será a vez dos adolescentes aprenderem como fazer vídeos em 360 graus. Podem participar jovens de 11 a 17 anos. Para estimular a interação familiar, é recomendado que todos os menores estejam acompanhados.

A programação conta com duas oficinas sobre educação financeira. As aulas acontecerão nos dias 7 de fevereiro (para crianças) e 14 de fevereiro (para adolescentes), às 11h.

Carregar Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Veja também

CLDF: Deputados Distritais aprovam projeto que permite pagamento de impostos por meio da doação de UTIs

Programa de Mobilização e Defesa da Vida permite que contribuinte quite dívidas a partir d…