16.5 C
Brasília
HomeBrasíliaNinho de tucanos pode alterar cronograma de obra de novo terminal

Ninho de tucanos pode alterar cronograma de obra de novo terminal

Aves fizeram ninho em uma das árvores que será derrubada em Rio Preto. Segundo o MP, obra não pode colocar em risco a vida dos filhotes no ninho.

A polêmica da construção do novo terminal urbano de São José do Rio Preto (SP) ganhou mais um motivo para discussão nesta semana, quando iriam começar as obras. Um ninho de tucanos, que está numa das árvores que podem ser derrubadas por causa da construção chamou a atenção do Ministério Público. Apesar de o pássaro não estar ameaçado de extinção, o MP quer uma avaliação da Polícia Ambiental. Com o pedido, o pode haver atraso no cronograma da prefeitura.

As obras eram para começar nesta segunda-feira (16), mas pelo menos no primeiro dia não havia muitas máquinas e homens trabalhando no local. Uma barraca montada na tarde de domingo (15) por alguns manifestantes contra a construção do novo terminal ainda permanecia no local com alguns cartazes até a tarde desta segunda-feira.

De acordo com o Ministério Público, a obra não pode colocar em risco a vida dos filhotes no ninho, por isso assim que soube da existência dos tucanos, o MP pediu para a Polícia Ambiental uma vistoria e também uma análise nas condições do ninho e dos filhotes. “É um fato novo, não altera o projeto em si, mas é uma coisa que precisa acompanhar. Por isso entramos em contato com a Polícia Ambiental para levantar como está o ninho, e como estão as aves e os filhotes, para ver alternativas, uma eventual remoção, um atraso nas obras. É preciso verificar se a árvore está entre as que serão derrubadas. Com isso iremos verificar a questão do ninho”, afirma o promotor Sérgio Clementino.

Os tucanos bem na área central da cidade chamaram a atenção do biólogo Arif Cais, que não concorda com a obra. “É a primeira vez que vejo um fato desses, e mostra a importância da praça. Ela tem 368 indivíduos arbóreos”, afirma o biólogo.

O projeto ficou mais de um ano e meio em discussão na Câmara de Vereadores e teve intervenção do Ministério Público. Na semana passada, a prefeitura assinou a liberação da obra, que deve começar a sair do papel nesta semana. O terminal terá capacidade para mais de seis mil passageiros, com 34 plataformas. A obra está orçada em R$ 47 milhões.

A Polícia Ambiental deve fazer a vistoria no ninho de tucanos nesta terça-feira (17). Segundo a prefeitura, sinalizações de trânsito foram feitas em ruas perto do local da construção nesta segunda-feira, e que isso já seria o início das obras. A prefeitura disse também que o monitoramento ambiental na construção do novo terminal é da empresa que venceu a licitação. A Constroeste disse que tudo o que está previsto no contrato será cumprido. O projeto prevê a retirada de 60 árvores da praça e, em contrapartida, 83 vão ser replantadas.

Tucano em ninho feito em árvore na praça de Rio Preto  (Foto: Reprodução/TV TEM)
ucano em ninho feito em árvore na praça de Rio Preto

T

Veja Também