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Morador de Ceilândia reclama de corte de energia após atrasar parcelamento de dívidas

Pendências foram parceladas no fim de 2020, no entanto, desempregado, algumas tarifas atrasaram e a Neoenergia suspendeu o fornecimento ao consumidor

(crédito: Neoenergia Distribuição Brasília/Divulgação).

Um morador do Setor O, de Ceilândia, questiona o corte de energia em sua casa, feito na tarde desta terça-feira (6/7). O consumidor relata que está desempregado há 6 anos, e que chegou a negociar as pendências com a empresa, ainda no fim de 2020. “No entanto, sem emprego, fazendo alguns poucos bicos, ficou difícil conseguir pagar as tarifas. Aí hoje eles cortaram”, narra.

Aos 65 anos, o morador tenta vender a casa há alguns meses para quitar dívidas. “Tenho a Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que suspendeu o corte de energia até setembro. Por isso, não entendi a razão deles terem vindo aqui e cortado. Estou com o celular para descarregar e com medo de perder o que tenho na geladeira”, conta.

Segundo o relato do morador, no momento do corte, quem estava na casa era a esposa. O consumidor espera que a empresa religue o fornecimento de energia.

A equipe do Correio entrou em contato com a Neoenergia Distribuição Brasília para posicionamento da rede. De acordo com a empresa, a Resolução Normativa 928/2021 da Aneel está sendo cumprida, desde que o cliente esteja cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica.

A medida 928/2021 suspende os cortes de energia, por inadimplência, até 30 de setembro. No entanto, de acordo com a empresa, o morador de Ceilândia não estaria cadastrado na Tarifa Social. “Em contato com o cliente, a distribuidora solicitou a documentação necessária para verificar se o mesmo atende aos requisitos necessários para a efetivação do cadastro”, explica em nota.

A Neoenergia também defende que, em 4 meses de gestão, e preocupada com a população, realizou o “cadastro proativo de mais de 17 mil novos beneficiários na Tarifa Social de Energia Elétrica”, complementa.

Como procurar ajuda

Caso o consumidor esteja cadastrado no benefício da Tarifa Social de Energia e mesmo assim sofra algum corte de energia até setembro, a recomendação da Aneel é que o morador procure a ouvidoria da Agência pelo telefone 167. A ligação é gratuita

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