Montanhista russo-americano desaparecido é encontrado morto no Paquistão

Alex Goldfarb participava de uma expedição para escalar o Broad Peak, um dos 14 picos do mundo com mais de 8 mil metros de altitude, e desapareceu no sábado (16/01)

Cordilheira Karakoram, na região montanhosa de Gilgit do Paquistão. – (crédito: AMELIE HERENSTEIN / AFP)

O montanhista russo-americano Alex Goldfarb, desaparecido desde sábado (16/01) em uma montanha no nordeste do Paquistão, onde buscava se aclimatar para a subida de inverno do Broad Peak (8.047 metros), foi encontrado morto – anunciou um porta-voz da expedição nesta terça-feira (19/01).

O corpo de Goldfarb foi avistado por um helicóptero de resgate no Pastore Peak (6.209 metros), na cordilheira de Karakórum, “onde parece ter caído”, disse o porta-voz Laszlo Pinter, em um comunicado.

Goldfarb participava, junto com o húngaro Zoltan Szlanko, de uma expedição para escalar o Broad Peak neste inverno boreal (verão no Brasil), Este é um dos 14 picos do mundo com mais de 8.000 metros de altitude.

Para se aclimatar, Alex e Zoltan iniciaram a subida do Pastore Peak no sábado, uma montanha que nunca foi escalada no inverno.

Julgando que as condições eram muito perigosas, Szlanko decidiu voltar, mas não conseguiu convencer seu parceiro a fazer o mesmo, segundo o porta-voz. Depois disso, Goldfarb não entrou mais em contato com sua equipe, como deveria ter feito.

Ele é o segundo alpinista morto em poucos dias no Karakórum. No sábado, o espanhol Sergi Mingote não sobreviveu a uma queda no K2 (8.611 metros de altitude). Segundo pico mais alto do mundo, ele fica a dez quilômetros do Broad Peak.

Nesse mesmo dia, uma equipe de dez nepaleses conseguiu a primeira subida de inverno do K2, o único “8.000” que nunca havia sido escalado no inverno.

O inverno é particularmente rigoroso no Karakórum, mais do que no Himalaia. Apelidado de “montanha selvagem”, o K2 está sujeito, no inverno, a ventos de até 200 km/h e a temperaturas que podem cair até -60°C.

Carregar Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Veja também

Nova Zelândia aprova “bolha” de viagens sem quarentena com a Austrália

A decisão foi adotada mais de um ano depois de a Nova Zelândia fechar as fronteiras para e…