17.7 C
Brasília
HomeMundoJoe Biden disse a Barack Obama que concorrerá novamente em 2024

Joe Biden disse a Barack Obama que concorrerá novamente em 2024

Presidente ‘acha que é o único que pode derrotar Trump’, diz fonte ao Hill, enquanto Trump está se preparando para sua terceira corrida

O presidente Joe Biden no rolo anual de ovos de Páscoa no gramado sul na segunda-feira. Fotografia: Agência Anadolu/Getty Images

Joe Biden disse a Barack Obama que concorrerá à reeleição em 2024, de acordo com um site de Washington, o Hill.

O site citou duas fontes anônimas. Um deles foi citado dizendo que Biden “quer concorrer e está claramente deixando todo mundo saber”.

Não ficou claro quando Biden contou a Obama seus planos. Mas Obama visitou a Casa Branca no início deste mês, para celebrar o Affordable Care Act.

Apresentando seu anfitrião, Obama o chamou de “vice-presidente Biden”.

“Isso foi uma piada”, disse ele, rindo.

Biden foi vice-presidente de Obama de 2009 a 2017. Ele conquistou a presidência em sua terceira tentativa em 2020 (após campanhas de curta duração em 1988 e 2008), derrotando Donald Trump .

Em meio a crises concorrentes, da invasão russa da Ucrânia ao coronavírus e à inflação galopante em casa, os índices de aprovação de Biden despencaram. A maioria dos observadores espera que os republicanos retomem o Congresso em novembro. Mas o presidente deu muitas dicas de que planeja concorrer novamente.

Em setembro, foi amplamente divulgado que Biden e assessores haviam dito a aliados que planejava concorrer novamente. Em dezembro, Biden disse que concorreria se continuasse com boa saúde. Ele também disse que Kamala Harris, sua vice-presidente, estaria na chapa novamente.

Em sua entrevista de dezembro à ABC News , Biden disse que outra candidatura de Trump “aumentaria a perspectiva de concorrer”.

Em Bruxelas, em março, Biden se referiu a Trump novamente quando disse : “Na próxima eleição, eu teria muita sorte se tivesse esse mesmo homem concorrendo contra mim”.

Trump, de 75 anos, está se preparando para sua terceira corrida à presidência.

Uma das fontes que falou com o Hill disse que Biden “acha que ele é o único que pode derrotar Trump. Não acho que ele ache que haja alguém no partido democrata que possa derrotar Trump e esse é o maior fator.”

Em 2020, Biden alcançou a vitória nas primárias democratas com o apoio de eleitores negros – e uma sensação rápida de que ele era de fato a melhor esperança do partido de derrotar Trump.

De acordo com livros e reportagens sobre a campanha de 2020, Obama duvidava que Biden pudesse vencer.

Edward-Isaac Dovere, autor de Battle for the Soul: Inside the Democrats’ Campaigns to Defeat Trump, relata: “Obama tinha dúvidas sobre as perspectivas [de Biden]. Ele não achava que Biden poderia ser um candidato disciplinado o suficiente”.

Dovere também diz que Obama duvidou da resistência de Biden para a corrida, não tinha certeza se ele tinha a “arrogância” necessária para um presidente americano e temia que seu vice-presidente tivesse “problemas … para se conectar com as multidões”.

Mas Dovere também cita Jen Psaki, agora secretária de imprensa de Biden na Casa Branca, dizendo que Obama “subvalorizou as habilidades políticas de Biden porque eles tinham estilos tão diferentes”.

Veja Também