20.5 C
Brasília
HomeBrasíliaJoaquim Roriz: veja a repercussão da morte do ex-governador do Distrito Federal

Joaquim Roriz: veja a repercussão da morte do ex-governador do Distrito Federal

Político morreu no Hospital Brasília, nesta manhã, aos 82 anos. Roriz governou Brasília por 4 mandatos.

Foto: Minervino Junior/CEDOC JBr

Familiares, amigos, personalidades e lideranças políticas e da sociedade civil lamentaram, nesta quinta-feira (27), a morte do ex-governador do Distrito Federal e ex-senador Joaquim Roriz.

Roriz morreu aos 82 anos, em Brasília, após um choque séptico decorrente de complicações de infecção pulmonar.

Veja, abaixo, a repercussão da morte de Joaquim Roriz:

– Presidente da República, Michel Temer (MDB), nas redes sociais:

“Lamento a morte do ex-governador Joaquim Roriz, que dirigiu o governo do Distrito Federal por quatro vezes e que marcou a vida política da Capital com muitas obras e realizações. Meus sentimentos à sua família.”

– Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB):

“Roriz foi o governador mais importante de Brasília desde Juscelino Kubitscheck, teve uma sensibilidade muito grande com os mais pobres, especialmente em relação à habitação, e também em obras estratégicas para Brasília, como o metrô e a barragem de Corumbá 4, que foram realizadas por Roriz, mostrando uma visão de futuro. Todos nós, neste momento, temos que nos solidarizar à sua família, aos seus amigos, aos milhões de brasilienses que apreciam, apreciavam e têm muito respeito por Roriz. Nós vamos decretar luto oficial e ao mesmo tempo vamos nos colocar à disposição da família. Roriz merece todas as homenagens da população brasiliense.”

Rollemberg decretou luto oficial de três dias.

– Joaquim Roriz Neto, neto de Joaquim Roriz, nas redes sociais:

“Brasília está órfã, meu avô partiu. Deus ordenou que tudo na vida tivesse um inicio e um fim. E tudo que nos acontece, é através da vontade de Deus. ​Estou profundamente desolado. Já percebo o vazio de sua ausência. Mas tudo que ele fez, pelo distrito federal, e por Brasília, continuará sempre presente. Eu sabia que esse dia iria chegar. Mas não pensei que seria de forma tão rápida. É como se tivessem puxado o tapete debaixo dos meus pés. ​Joaquim Roriz é a grande referencia que eu tenho, porque sua disposição para fazer o bem era imbatível. Ele fez uma vida toda pautada pela política. E eu nunca sabia onde terminava o político, e onde começava o meu avô.”

– Cristovam Buarque (PPS), senador e ex-governador do DF, por assessoria de imprensa:

“O senador Cristovam Buarque acaba de suspender temporariamente sua agenda de campanha, em respeito a Joaquim Roriz, que faleceu nesta manhã. Cristovam Buarque afirmou que o ex-governador ‘foi o político mais emblemático de Brasília e que, para ele, será sempre uma honra ter tido um opositor da estatura de Joaquim Roriz’.”

– Rogério Rosso (PSD), ex-governador do DF e atual candidato ao governo:

“Nossos corações choram neste dia. O governador Roriz recebeu a missão de governar para os humildes e, ao mesmo tempo, projetar a capital do país ao mundo e para o futuro. Fez isso de coração e com sabedoria, e o resultado é a alegria que vemos nas pessoas quando caminhamos nas cidades e falamos dos bons tempos e da época de Roriz. Hoje não iremos às ruas pedir votos. Vamos chorar junto de sua família e da população do Distrito Federal. Que a memória desse grande homem permaneça viva em nossos corações e eternizado na história de Brasília.”

– Alberto Fraga (DEM), candidato ao governo do DF:

“A gente perde um grande líder no mundo da política e não tem nada nessa cidade que a gente não lembre do Roriz. As grandes obras sempre foram do governo dele, nossas cidades que hoje se transformaram numa realidade foram obra dele. É um nome inesquecível que todos nós vamos sentir muito a ausência dele e digo mais: hoje, a gente vive no momento conturbado, de divisão política. Se tivesse a presença ativa do Roriz, isso não teria acontecido, porque ele nunca deixou o grupo se dividir. Infelizmente, ele nos deixa numa época de eleição, onde todos nós lamentamos muito a perda dele. A gente tem que fazer o máximo de homenagens a essa pessoa pública que foi tão importante na vida de cada brasiliense.”

– Eliana Pedrosa (Pros), candidata ao governo do DF:

“O Distrito Federal perdeu sua maior figura pública. Um visionário que pisou esse chão de terra batida, antes mesmo de Juscelino Kubitscheck transformá-lo na capital de todos os brasileiros. Joaquim Domingos Roriz reedita o que foi dito no passado e deixa a vida para entrar na história, como um verdadeiro estadista que cuidou do povo com o coração no presente e os olhos no futuro. O Distrito Federal está órfão. E toda a classe política também. Pois foi Roriz que ensinou a todos nós a sermos vermelhos, azuis, verdes e de todas as cores possíveis, em uma democracia saudável e verdadeiramente republicana. Suspendo minhas atividades, pois hoje é tempo de parar e refletir. Eu, que agora me sinto tão pequena diante da grandeza da biografia e da sabedoria de Joaquim Roriz, percebo que agora é hora de silêncio. O calar solene da saudade que jamais calará nos corações de todo o Distrito Federal.”

– Fátima Sousa (Psol), candidata ao governo do DF:

“Quero me solidarizar com a família e os amigos do ex-governador Joaquim Roriz e reconhecer que muitos atos dos seus governos foram importantes para a população do DF. A hora é de olharmos para o legado positivo do ex-governador.”

– Ibaneis Rocha (MDB), candidato ao governo do DF:

“O governador Joaquim Roriz deixou-nos um legado que haverá de nos inspirar a reafirmar, a cada dia, o compromisso com o espírito público que nos anima. Nada do que fez em vida terá sido em vão, e seu nome será sempre recordado, com saudade, por uma população que o consagrou e amou. Aos familiares, deixo os mais sinceros pêsames, na certeza de que encontrarão conforto nas memórias de um homem que viveu plenamente o seu tempo”.

– Júlio Miragaya (PT), candidato ao governo do DF:

“Manifesto meu pesar pelo falecimento do ex-governador Joaquim Roriz. Apresento minhas condolências aos seus familiares e comunico que, assim como já divulgado pelo Diretório Regional do PT-DF, estou suspendendo as atividades públicas de campanha nesta quinta-feira em respeito ao ex-governador.”

Fonte: G1DF

Veja Também