Iraque recebe 336.000 doses de vacinas pelo dispositivo Covax

Oficialmente, houve mais de 815.000 pessoas infectadas pela covid-19 no país desde fevereiro de 2020

(crédito: JORGE BERNAL / AFP)

O Iraque recebeu nesta quinta-feira (25) 336.000 doses de vacinas contra o coronavírus do laboratório AstraZeneca fabricadas na Coreia do Sul e financiadas pelo programa Covax, destinado aos países com menos recursos, informaram as autoridades.

O Iraque, onde vivem 40 milhões de pessoas, havia recibido até o momento apenas 50.000 doses da vacina chinesa Sinopharm, uma doação de Pequim em troca da promessa de compra de dois milhões de doses adicionais do imunizante.

Até agora, o Iraque – país que há décadas sofre guerras e está imerso na pobreza – deve se contentar com as doações de vacinas por não ter orçamento para comprar doses.

O Parlamento ainda não votou o orçamento de 2021 e, portanto, o ministério da Saúde não tem recursos para planejar a compra das vacinas.

Segundo a missão da ONU no Iraque, “1,1 milhão de vacinas chegarão ao Iraque graças ao programa Covax nas próximas semanas e 20% de sua população será vacinada até o final de 2021”.

O sistema internacional Covax quer distribuir neste ano doses para 20% da população de quase 200 países e territórios, e inclui um mecanismo de financiamento para ajudar 92 países desfavorecidos.

Nesta quinta-feira o Iraque registrou mais de 6.500 novos casos e 33 mortes por coronavírus. Oficialmente, houve mais de 815.000 pessoas infectadas pela covid-19 no país desde fevereiro de 2020, das quais mais de 14.000 morreram.

No entanto, os números reais são sem dúvida muito maiores, já que o Iraque realiza poucos testes de diagnóstico e a pobreza e a superlotação em muitas cidades torna impossível o respeito às medidas de higiene e distanciamento.

Carregar Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Veja também

Sobrevivente de guerra contra o terror é indenizado em 1 milhão de euros

Executivo teve a casa destruída em um bombardeio das forças aliadas no Iraque em 2015, no …