Idosa tem três dedos amputados após reação rara à Covid-19

Paciente italiana teve os dedos necrosados por complicações da doença

Em rara reação à Covid-19, uma idosa de 86 anos precisou ter três dedos amputados após os membros ficarem necrosados, em decorrência do vírus. Em seu relatório, os médicos Giuseppe P. Martino e Giuseppina Bitti se referiram à enfermidade como um caso de “dedos covidais” e uma “manifestação vascular severa”. As informações são do jornal Extra.

A idosa testou positivo para o coronavírus após uma ida ao hospital na Itália, ainda durante a primeira onda do vírus, em abril de 2020. Após a reação, os médicos a diagnosticaram com gangrena seca ou necrose, quando há a perda de suprimento sanguíneo, fazendo com que o tecido corporal morra e adquira uma coloração escura. Os profissionais de saúde decidiram pela amputação, a fim de evitar complicações futuras.

A paciente italiana relatou aos médicos que, um mês antes da infecção por Covid-19, ela sofreu uma síndrome coronariana aguda, em que o sangue enviado ao músculo cardíaco é repentinamente bloqueado. Ela chegou a receber prescrição de terapia antiplaquetária dupla para a prevenção de uma coagulação sanguínea. Contudo, novos testes revelaram que o vírus da Covid foi o responsável por causar um bloqueio no fluxo sanguíneo para os seus dedos, causando a necrose.

DOENÇA VASCULAR
Estudos apontam que o novo coronavírus não é apenas uma doença respiratória, mas também vascular. Uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) revelou que pacientes mortos em decorrência da Covid-19 apresentavam lesões na célula que reveste o vaso sanguíneo. A complicação pode ocasionar trombos e levar a óbito.

Em dezembro do ano passado, um morador de Bournemouth, Inglaterra, também precisou ter um membro amputado após complicações do vírus. Lee Mabbatt teve a perna removida depois de desenvolver um coágulo sanguíneo com risco de vida.

Carregar Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Veja também

Médicos veem flexibilização precoce da quarentena em SP

Eles temem por um novo colapso da rede hospitalar e apontam o risco de um “ciclo sem…