18.5 C
Brasília
HomeBrasíliaGDF fecha Esplanada pelo 2º dia para fase final do impeachment de...

GDF fecha Esplanada pelo 2º dia para fase final do impeachment de Dilma

Sessão desta terça terá debate entre advogados e discursos de senadores. Manifestantes são divididos por ‘muro’ instalado no meio da Esplanada.

Esplanada dos Ministérios esvaziada na hora do almoço nesta segunda-feira (29) durante defesa da presidente Dilma Rousseff contra o impeachment (Foto: Alexandre Bastos/G1)
Esplanada dos Ministérios esvaziada na hora do almoço nesta segunda-feira (29) durante defesa da presidente Dilma Rousseff contra o impeachment (Foto: Alexandre Bastos/G1)

As vias N1 e S1 do Eixo Monumental seguem interditadas nesta terça-feira (29), no trecho entre a rodoviária do Plano Piloto e o Congresso Nacional, durante a sessão que decide o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado. Ao longo do dia, haverá debate entre advogados e discursos de senadores.

As interdições começaram à 0h. Às 6h40, o bloqueio ainda não causava reflexos no trânsito. Na segunda (28), quando as interdições também foram aplicadas, motoristas chegaram a enfrentar fila de até cinco quilômetros de extensão na via S1. Servidores que trabalham na região da Esplanada tiveram de deixar os carros nos anexos para acessar aa região.

A expectativa do governo do Distrito Federal é de que o bloqueio aconteça até o final do processo de impeachment. O GDF espera que um público entre 20 mil e 30 mil pessoas esteja no local durante o processo.

“A todo instante nós estaremos monitorando a real possibilidade de manter esse trânsito interditado, visando sempre a garantia da incolumidade das pessoas que estarão nesse local. Contudo, o nosso planejamento é para que a N1 e a S1 permaneçam interditadas até o final do processo de impeachment, que esperamos que acabe na madrugada de 30 para 31 [de agosto]”, afirma o secretário-adjunto de Segurança do DF, Márcio Pereira da Silva para a Rádio Senado.

Veja Também