Nove especialidades foram cortadas no município, segundo moradores. Prefeito alega que crise econômica afetou todas as áreas do Executivo.
A falta de médicos nas unidades de saúde de Guareí (SP) tem obrigado os moradores a buscarem atendimento em cidades vizinhas. Segundo eles, o corte de nove especialidades que funcionavam no município prejudicou quem precisa dos atendimentos.
Ainda conforme o chefe do Executivo, o hospital de Guareí não realiza mais agendamentos para exames. Quem já tinha marcado consulta até domingo (16) conseguirá ser atendido. Entretanto, a partir desta segunda-feira (17), o serviço terá que ser feito em outras cidades. O Departamento de Saúde do município foi procurado para informar quais especialidades foram cortadas, mas não deu retorno.
A dona de casa Maria da Conceição Oliveira conseguiu agendar consulta para o dia 25 de outubro. Contudo, ela conta que está preocupada porque precisa pegar uma nova receita e não sabe se vai conseguir. “Aqui está todo mundo perdido, porque ninguém tem previsão de nada. Todo mundo sofre e precisa de um serviço médico”, diz.
Depois de passar mal recentemente, a revisora Jéssica Xavier Junqueira teve que ser levada para o hospital. Porém, de acordo com ela, o atendimento não foi realizado como deveria. “Infelizmente fui atendida precariamente. A médica que me atendeu não passou nem exame e medicação. Está sem solução”, lamenta.
A aposentada Anita Soares Amaral reclama sobre a falta de auxílio na questão do transporte para levar os pacientes em outros municípios. “É complicado, a gente não tem transporte para levar para outros lugares longes. É difícil e a maioria dos médicos está em Sorocaba eBotucatu. Sem transporte, como fica?”, questiona.
Para o pensionista Daniel da Silva dos Santos, o problema da saúde na cidade é urgente. “A situação nossa é complicada, porque médicos já foram dispensados. A minha esposa que sofre de problema no coração está preocupada com a possível dispensa da cardiologista que cuida dela. Então, precisa ser corrigida essa situação”, completa.