23.1 C
Brasília
HomeBrasíliaFalta de médicos faz população de Guareí buscar atendimento na região

Falta de médicos faz população de Guareí buscar atendimento na região

Nove especialidades foram cortadas no município, segundo moradores. Prefeito alega que crise econômica afetou todas as áreas do Executivo.

Agendamento de exames foi interrompido em Guareí, diz prefeito (Foto: Reprodução/TV TEM)
Agendamento de exames foi interrompido em Guareí, diz prefeito (Foto: Reprodução/TV TEM)

A falta de médicos nas unidades de saúde de Guareí (SP) tem obrigado os moradores a buscarem atendimento em cidades vizinhas. Segundo eles, o corte de nove especialidades que funcionavam no município prejudicou quem precisa dos atendimentos.

O prefeito João Batista Momberg (PSD) explicou que todas as áreas subordinadas à administração municipal foram afetadas pela crise econômica. “Tivemos corte na Secretaria de Agricultura, Transporte e Obras. Tivemos que cortar toda a hora extra e recolhermos as máquinas para o pátio. Os carros e veículos [do Executivo] só saem da cidade em casos de urgência”, afirma.

Ainda conforme o chefe do Executivo, o hospital de Guareí não realiza mais agendamentos para exames. Quem já tinha marcado consulta até domingo (16) conseguirá ser atendido. Entretanto, a partir desta segunda-feira (17), o serviço terá que ser feito em outras cidades. O Departamento de Saúde do município foi procurado para informar quais especialidades foram cortadas, mas não deu retorno.

A dona de casa Maria da Conceição Oliveira conseguiu agendar consulta para o dia 25 de outubro. Contudo, ela conta que está preocupada porque precisa pegar uma nova receita e não sabe se vai conseguir. “Aqui está todo mundo perdido, porque ninguém tem previsão de nada. Todo mundo sofre e precisa de um serviço médico”, diz.

Depois de passar mal recentemente, a revisora Jéssica Xavier Junqueira teve que ser levada para o hospital. Porém, de acordo com ela, o atendimento não foi realizado como deveria. “Infelizmente fui atendida precariamente. A médica que me atendeu não passou nem exame e medicação. Está sem solução”, lamenta.

A aposentada Anita Soares Amaral reclama sobre a falta de auxílio na questão do transporte para levar os pacientes em outros municípios. “É complicado, a gente não tem transporte para levar para outros lugares longes. É difícil e a maioria dos médicos está em Sorocaba eBotucatu. Sem transporte, como fica?”, questiona.

Para o pensionista Daniel da Silva dos Santos, o problema da saúde na cidade é urgente. “A situação nossa é complicada, porque médicos já foram dispensados. A minha esposa que sofre de problema no coração está preocupada com a possível dispensa da cardiologista que cuida dela. Então, precisa ser corrigida essa situação”, completa.

Veja Também