Em meio a incertezas, FMI divulga novas estimativas para economia global

Fundo vê melhora do cenário econômico global para 2021 e 2022, mas problemas da pandemia ainda existem e são mais difíceis para os países emergentes

Kristalina Georgieva, do FMI: perspectivas econômicas devem melhorar, mas ainda há preocupações no horizonte (Arnd Wiegmann/File Photo/Reuters)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga nesta terça-feira, 6, uma atualização das expectativas de crescimento econômico global. A notícia, a princípio, é boa: o FMI reajustou suas previsões para cima, segundo disse Kristalina Georgieva, diretora do Fundo, em uma prévia do relatório na semana passada.

Em janeiro, o FMI previa um crescimento da economia global de 5,5% em 2021 e de 4,2% em 2022. O relatório desta terça deve trazer novidades sobre essas expectativas, mas também uma cautela: de que há ainda muita incerteza envolvida no cenário econômico de um mundo que luta contra a pandemia de covid-19.

A melhora é ancorada no primeiro trimestre que teve a aprovação de um pacote de estímulo de 1,9 trilhão de dólares nos EUA e o andamento de campanhas de vacinação nas economias desenvolvidas, como Reino Unido e Estados Unidos, além de expectativa de que as campanhas de imunização devem caminhar no restante do ano.

Apesar disso, Georgieva alertou antes da reunião que a “vacinação não está disponível para todo mundo e nem todos os lugares. Muitas pessoas continuam a encarar a perde de emprego e a pobreza está crescendo. Muitos países estão sendo deixados para trás”.

A visão de que a economia deve continuar desacelerando prevalece: as projeções estimam perda de renda per capita em 11% nas economias desenvolvidas e alarmantes 20% nos países emergentes, excluindo a China.

Em março, o Fundo emitiu apoio à criação de uma reserva de 650 bilhões de dólares, para que as nações mais ricas do mundo ajudassem economias em desenvolvimento durante a crise. Um plano formal para a ajuda deve vir a público até junho. Esta terça-feira será um dia para compreender o tamanho do problema a solucionar.

Carregar Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Veja também

Com vacinação mais lenta, abril projeta mais de 80 mil mortes por covid

Variantes mais agressivas e aumento das mortes entre os mais jovens mostram que distanciam…