23.5 C
Brasília
HomeEconomiaEletrobras deve indicar nome do próximo presidente nesta semana

Eletrobras deve indicar nome do próximo presidente nesta semana

Nome será selecionado com ajuda de uma consultoria externa, mas precisa ser aprovado pelo governo de Jair Bolsonaro

(crédito: Eletrobras/divulgação)

A Eletrobras deve indicar ainda nesta semana o nome do próximo presidente da companhia, que está sendo comandada de maneira interina pela diretora Elvira Presta desde a saída de Wilson Ferreira Júnior. O nome sugerido pela diretoria, contudo, ainda vai precisar ser confirmado pelo governo de Jair Bolsonaro.

O processo de sucessão está avançado. Nós já fizemos várias entrevistas. E o nosso presidente do Conselho, Ruy Schneider, tem colocado pressão para que a gente conclua o mais breve possível. Vamos ver se conseguimos avançar ainda nesta semana, estamos no final”, contou Wilson Ferreira Júnior, nesta segunda-feira (22/3), durante a apresentação dos resultados da Eletrobras em 2020.

Wilson Ferreira Júnior deixou a presidência da Eletrobras, para assumir a BR Distribuidora, na semana passada. Desde então, o comando da estatal está interinamente nas mãos da diretora Financeira e de Relações com Investidores, Elvira Presta. A diretoria da Eletrobras, no entanto, vem procurando um nome para ocupar o posto de maneira definitiva desde o fim de janeiro, quando Ferreira Júnior anunciou a saída da estatal.

A seleção do próximo presidente da Eletrobras vem sendo conduzido por uma head hunter — consultoria externa especializada em recrutamento e seleção de altos executivos, que foi contratada com o objetivo de blindar a companhia de indicações políticas, como aconteceu na Petrobras.

Ferreira Júnior contou que a head hunter e a diretoria da Eletrobras entrevistaram diversos nomes nas últimas semanas e, agora, estão acelerando a conclusão desse processo. O objetivo é que o próximo presidente seja escolhido logo para poder estreitar as negociações com o Congresso Nacional acerca da privatização da Eletrobras.

É importante que o novo presidente possa estar liderando a companhia nesse esforço de cooperação com o Congresso Nacional, até porque há novas propostas, e mostrar a importância do processo de capitalização”, afirmou Ferreira Júnior.

Privatização

Ele lembrou que, em fevereiro, o governo de Jair Bolsonaro apresentou uma Medida Provisória (MP) para tentar acelerar a capitalização da companhia e garantiu que a MP traz a “melhor alternativa” para este processo. No Congresso Nacional, no entanto, modelos alternativos para a privatização já vêm sendo discutidos, como indicou o relator da MP, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA).

O ex-presidente da Eletrobras, que segue no Conselho de Administração da empresa, lembrou, no entanto, que a mudança na presidência não se encerra com a indicação da diretoria. É que o nome a ser sugerido pela Eletrobras ainda vai precisar ser aprovado pela Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro. Se aprovado, o nome também precisa ser eleito conselheiro por uma assembleia de acionistas. Só depois disso, o executivo poderá ser conduzido à presidência pelo Conselho de Administração da Eletrobras.

“Mesmo com a conclusão do processo nessa semana, tem um tempo para colocar”, afirmou Júnior. Ele disse que, por conta disso, a diretora Elvira Presta já começou as negociações com os parlamentares para tentar garantir os interesses da companhia no processo de privatização da Eletrobras.

Veja Também