21.5 C
Brasília
HomeBrasíliaDF registra 31,09% de abstenção no Enem 2016, divulga Inep

DF registra 31,09% de abstenção no Enem 2016, divulga Inep

Capital federal teve 159.253 inscritos aptos a fazer prova nacional. Média nacional foi de 30% de ausências; gabarito sai na quarta-feira.

Abertura dos portões para a prova do Enem em uma faculdade da capital federal (Foto: Natalia Godoy/G1)
Abertura dos portões para a prova do Enem em uma faculdade da capital federal (Foto: Natalia Godoy/G1)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminou neste domingo (6) registrando 31,09% de ausências no Distrito Federal, informou o Inep, órgão responsável pela aplicação das provas, ligado ao Ministério da Cultura. Ao todo, foram 159.253 inscritos para participar do exame na capital federal. Desse grupo, 109.743 fizeram a prova (68,91%) e 49.510 faltaram.

O número não leva em conta os cerca de 8 mil candidatos que tiveram a prova adiada para 3 e 4 de dezembro porque os locais dos testes haviam sido ocupados por grupos em protesto contra uma proposta que limita o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos e mudanças no ensino médio

O resultado do DF fica próximo à média nacional, de 30% de abstenções. Em todo o país, 2.507.596 candidatos dos 8.356.215 inscritos se ausentaram. A previsão é de que o gabarito seja divulgado na próxima quarta-feira (9). Estudantes que tiveram a prova adiada saberão onde farão o exame a partir do dia 15, prevê o Ministério da Educação.

O exame
Nos dois dias de prova – em novembro e em dezembro – os portões foram abertos às 12h e se fecham às 13h. O início do exame foi às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia durou 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

No sábado, os estudantes fizeram as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, a prova teve linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. O mesmo vale para os dias 3 e 4 de dezembro, respectivamente.

O edital do Enem permite que os participantes levem comida e bebida para a sala de provas, mas nem todo tipo é indicado para quem quer tirar a nota mais alta possível.

Escolas afetadas
Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab) – Taguatinga Norte
CEM 2 do Gama
CEM 304 de Samambaia
CEM Taguatinga Norte (CEMTN)
Centro Educacional 1 de Planaltina (Centrão)
Instituto Federal de Brasília – IFB Campus Samambaia
Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Riacho Fundo I
Universidade de Brasília (UnB) – Bloco de Salas de Aula (BSA Sul)
UnB – Campus Planaltina
UnB – Pavilhão Anísio Teixeira
UnB – Pavilhão João Calmon

Veja Também