Covid-19: Saúde encerra investigação de três suspeitas de reinfecção no DF

Lacen confirmou que,epidemiologicamente, os casos são compatíveis com reinfecção. Agora, a Fiocruz vai analisar se o sequenciamento genético do vírus da primeira e segunda infecção são diferentes

Uma das indicações de reinfecção é o resultado positivo do PCR-RT em intervalo de 90 dias – (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)
Do ponto de vista epidemiológico, três pessoas de Brasília podem ser as primeiras vítimas de reinfecção por covid-19. Esta é a conclusão da Subsecretaria de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, que enviou as amostras para a Fiocruz e aguarda a análise da genotipagem do vírus. Se forem diferentes, confirma-se, então, a reinfecção.

De acordo com o protocolo do Ministério de Saúde, a reinfecção ocorre quando o paciente tem dois resultados positivos de RT-PCR num intervalo igual ou superior a 90 dias. Os três casos do DF se enquadram no protocolo. A primeira infecção dos pacientes ocorreu entre junho e agosto, e a segunda, entre o fim de novembro e o início de dezembro do ano passado.

No entanto, a Secretaria de Saúde informou que, para caracterizar a reinfecção é necessário que as duas amostras positivas sejam encaminhadas à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para investigações laboratoriais sobre a tipagem do SARS-CoV-2.

Ao Correio, Bregman Ribeiro, virologista e professor do Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Brasília (UNB), explicou que, para ser caracterizada como reinfecção, é preciso ter a combinação de duas variantes. “Resultado positivo por PCR nas duas infecções, e o sequenciamento do genoma dos vírus na primeira e segunda infecção, devem mostrar que são de origens diferentes”.

Carregar Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Veja também

Bombeiros e policiais começam a ser vacinados no Rio

A ação é planejada com base no Decreto Estadual 47.547, que dispõe sobre a criação do Cale…