Covid-19: Há apenas uma vaga de UTI adulto na rede pública

Ocupação desses leitos é de 99,75%. Lotação global na manhã desta terça-feira (6/4), incluindo os leitos pediátricos e neonatais, é de 97,57%

(crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)

A lotação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) no Distrito Federal para o atendimento aos pacientes graves contaminados pela covid-19 segue em taxas alarmantes. Na manhã desta terça-feira (6/4), restava na rede pública apenas uma vaga desse tipo para adultos. Desse modo, a taxa de ocupação registrada pelo InfoSaúde chegou a 99,75%.

Para o tratamento das crianças acometidas pela infecção, há ainda 6 leitos vagos. Assim, o índice de ocupação está em 60%. No caso dos leitos para recém-nascidos, restam 3 vagas, o que equivale a uma lotação de 62,5%.

Desse modo, entre todos os 430 leitos de UTI nos hospitais públicos, 402 estão cheios e 10 estão livres. Outros 18 estão bloqueados e aguardam liberação e a taxa de ocupação global chegou a 97,57%.

Enquanto isso, a lista de espera por uma vaga tem 263 nomes de pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19. O DF já acumula 351.631 notificações pela infecção e 6.373 pessoas morreram com a doença na capital federal. Nessa segunda-feira (5/4), a taxa de transmissão do vírus chegou a 0,91.

Hospitais privados

Na rede privada, a situação também é preocupante, pois não há mais leitos de UTI pediátricos vagos. Em relação aos leitos adultos, a lotação é de 95,72% e restam 12 vagas na rede. Ao todo, os hospitais privados contam com 435 leitos para o tratamento intensivo de pacientes com coronavírus, dos quais 405 estão ocupados e 12 estão bloqueados.

Mais leitos

Para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou nessa segunda que nos próximos 15 dias 92 leitos devem ser mobilizados. O governo ainda promete a inauguração de três novos hospitais de campanha, que devem elevar a oferta de leitos em 300 vagas.

Carregar Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Veja também

Com vacinação mais lenta, abril projeta mais de 80 mil mortes por covid

Variantes mais agressivas e aumento das mortes entre os mais jovens mostram que distanciam…