21.5 C
Brasília
HomeBrasíliaContra nova onda de ocupações em escolas em SP, polícia detém alunos

Contra nova onda de ocupações em escolas em SP, polícia detém alunos

Estudantes que invadiram uma escola estadual na Zona Norte para protestar foram levados à delegacia

Policiais retiram alunos de escola estadual ocupada no Piqueri, na Zona Norte (Foto: Amanda Perobelli/Estadão Conteúdo)
Policiais retiram alunos de escola estadual ocupada no Piqueri, na Zona Norte (Foto: Amanda Perobelli/Estadão Conteúdo)

Durou menos de 24 horas a ocupação da Escola Estadual Silvio Xavier Antunes, no bairro do Piqueri, Zona Norte de São Paulo. Após terem entrado no local às 22 horas desta segunda-feira (24), os alunos maiores de idade e quatro adolescentes foram detidos, retirados, segundo a Polícia Militar, “sem uso de força”, e levados até o 87° Distrito Policial para registro da ocorrência.

O grupo protestava contra medidas do governo federal na área da Educação, como a medida provisória que altera o formato do ensino médio e a PEC 241, com previsão de restrição de gastos. Pela manhã, uma viatura da PM acompanhava o ato na Rua José da Silva Martha, tentando dialogar com os jovens. Segundo a corporação, à tarde um cadeado foi rompido e os estudantes levados à delegacia.

“A PM foi muito truculenta. Eles disseram que, se fosse na ditadura, nós seríamos espancados e fuzilados”, disse a estudante Débora de Santana Guedes, de 19 anos. A corporação tem atuado rápido nesses casos para evitar que os protestos se alonguem por mais de 24 horas. Uma escola havia sido desocupada de forma similar na segunda-feira em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.

No interior, quarenta estudantes ocuparam o prédio do Instituto Federal de São Paulo, em Avaré. Em Piracicaba, a Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti foi ocupada por alunos do ensino médio.

Veja Também