24.5 C
Brasília
HomeBrasíliaAté elas! 7 frutas que causam inchaço e gases + melhor jeito...

Até elas! 7 frutas que causam inchaço e gases + melhor jeito de consumi-las

Quando você faz opções saudáveis de alimentação, priorizando as frutas pela manhã e nos intervalos da refeições, pode se sentir orgulhosa por não mergulhar em um saco de batatas fritas ou um litro de sorvete. Mas você continua se sentindo inchada, por que? Enquanto algumas frutas são cheias de nutrientes que seu corpo precisa, elas também são carregadas de açúcar, em particular, frutose e sorbitol (um álcool proveniente do açúcar), que podem causar gases e flatulência.

Desvantagem da fruta

Frutas também são cheias de fibra que, além de manterem a sua barriga seca a longo prazo porque facilitam a movimentação de todo o seu trato gastrointestinal, elas podem ser difíceis de digerir e, assim, criam mais gases como resultado. A revista norte-americana Women’s Health lista algumas das frutas com mais teor de frutose.

Opções que mais incham:

1. Maçã
Elas são carregadas de antioxidantes, mas também têm altas doses de frutose, o açúcar da fruta, que algumas pessoas requerem mais tempo para digerir. Essa dificuldade na digestão acontece quando seu sistema começa a quebrar todo esse açúcar, que pode provocar a liberação de mais gases.

2. Pera
Elas são parte importante de uma dieta saudável porque contêm pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol e a manter você satisfeita. No entanto, as peras também contêm uma pequena quantidade de sorbitol, um álcool de açúcar que podem ocorrer naturalmente e também é adicionado em diversos outros produtos industrializados.

Muito embora um pouco desse açúcar acoólico possa ser útil para manter seu sistema digestivo em movimento, algumas pessoas podem experimentar sensação de inchaço, mesmo depois de ingerir apenas uma pequena quantidade. Desde que sorbitol é absorvido mais lentamente no intestino delgado do que outras variedades de açúcar, ele pode passar para o cólon, onde sua fermentação vai causar inchaço, gases e cólicas em algumas pessoas.

3. Cereja
Por seu sabor superadocicado, assim como outras frutas vermelhas, as cerejas também contêm uma grande quantidade de frutose. Nem todas as pessoas são sensíveis à sua digestão, mas como quase nenhuma resiste à tentação de comer muitas de uma vez, tome cuidado.

4. Uva
Se por um lado são as mais pretas e vermelhas as que possuem maiores doses de antioxidantes, como os flavonoides, todas as variedades podem ser recheadas de muito açúcar.

Ocasionalmente, muito do açúcar presente nas fibras da manga pode não ser completamente absorvido no intestino delgado. Assim, ao ficar preso no intestino grosso, essa nova fermentação faz com que você se sinta inchada e com cólicas.

6. Abacaxi
Pelo mesmo motivo das mangas, por possuir muitas fibras que correm o risco de serem dificilmente digeridas, o abacaxi também pode acabar provocando mais gases e inchaço abdominal que outras frutas tão doces quanto ele.

7. Frutas secas
As frutas desidratadas como um todo, mesmo aquelas secas sem nenhuma adição de açúcar são ótimas opções de fonte de carboidratos, para dar energia, e nutrientes, como vitaminas e fibras, por exemplo. No entanto, por representarem uma dose superconcentrada de açúcar, também fazem a festa das bactérias que naturalmente vivem no seu cólon.

São elas as responsáveis pelo trabalho de fermentação do açúcar e da fibra que não foi digerida no intestino delgado, que acaba por produzir gases. Toda vez que você optar por lanchar frutas doces, como as desidratadas, certifique-se de consumir quantidade de água extra para manter os intestinos em movimento e ajudar a eliminar o inchaço.

Como consumir fruta e minimizar efeitos?

  • Tente comer porções menores de cada vez, como metade da maçã ou da pera, e mastigue lentamente. Tome o seu tempo para mastigar e dê ao seu corpo mais oportunidade de digerir todas essas fibras.
  • Infelizmente, não existe uma maneira de reduzir os efeitos do sorbitol, esse álcool de açúcar presente em tantos alimentos. Contudo, exercícios físicos são capazes de melhorar sua circulação sanguínea e seu metabolismo, para ajudar a eliminar esse gás e reduzir o inchaço.
  • A melhor maneira de ajudar seu corpo a digerir completamente todo o açúcar e reduzir o seu caminho no intestino grosso é mastigando as frutas o melhor possível.
  • Estabelecer uma quantidade máxima de porção de fruta a ser servida de cada vez (uma xícara), e limitar a quantidade de carboidratos e açúcares que você come no resto do dia também pode ajudar a mantê-la desinchada.
  • Se você achar que ainda assim está sempre inchada depois de comer fruta, pode recorrer a algum suplemento probiótico para melhorar a qualidade das bactérias no seu intestino.

Veja Também