25.5 C
Brasília
HomeBrasíliaApós suspensão, UnB retoma aulas presenciais em turmas de alunos com suspeita...

Após suspensão, UnB retoma aulas presenciais em turmas de alunos com suspeita de varíola dos macacos

Atividades ocorreram pela internet por um dia, na semana passada. Segundo comunicado da direção da Faculdade de Comunicação, estudantes que relataram contato com doença estão sendo acompanhados.

Universidade de Brasília (UnB), em imagem de arquivo — Foto: TV Globo/Reprodução

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/08/08/apos-suspensao-unb-retoma-aulas-presenciais-em-turmas-de-alunos-com-suspeita-de-variola-dos-macacos.ghtml#:~:text=A%20Faculdade%20de,cita%20a%20orienta%C3%A7%C3%A3o.

“Enquanto aguardávamos o retorno [da Reitoria], tivemos um dia (04/08) com exercícios domiciliares em uma disciplina, atividade essa devidamente registrada e com objetivos de aprendizagem alcançados”, diz a nota (confira íntegra ao fim da reportagem).

A instituição recomenda que os alunos continuem seguindo as medidas de prevenção, como o uso de máscara e higienização das mãos, a fim de evitar o contágio do vírus.

O texto destaca que, caso novos casos apareçam, as aulas devem permanecer presenciais até que a Administração Superior da UnB decida fazer ou não atualizações nas normativas da faculdade.

Casos no DF

Até 1º de agosto, quando foi emitido o último boletim da Secretaria de Saúde, o Distrito Federal tinha 38 casos confirmados de varíola dos macacos. Havia ainda outros 97 casos suspeitos, e 12 tinham sido descartados.

Imagem de pessoa infectada pela varíola dos macacos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Imagem de pessoa infectada pela varíola dos macacos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

As regiões com maior número de ocorrências são o Plano Piloto, o Guará e Águas Claras. A transmissão comunitária também foi confirmada no DF, ou seja, não é possível rastrear a origem da infecção e o vírus já circula entre as pessoas, independentemente de viagem para o exterior.

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. Os sintomas iniciais mais comuns são:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Dor nas costas
  • Gânglios (linfonodos) inchados
  • Exaustão

 

A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:

  • Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.
  • De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.
  • Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;
  • Da mãe para o feto através da placenta;
  • Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;
  • Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

 

O que diz a FAC-UnB

 

”Prezada equipe NTI-FAC-UnB, Prezadas Chefias Departamentais FAC-UnB, Prezada Coordenação de Pós-Graduação e Coordenações de Graduação FAC-UnB, Prezada Comunidade FAC-UnB com cópia aos Decanatos DEG e DAC, instâncias da Administração Superior às quais a FAC-UnB efetuou formalmente, via presente Processo SEI, a consulta por orientação de procedimentos.

Prezadas, Prezados, a Direção da FAC-UnB dá conhecimento do Despacho Reitoria GRE 8510627 em resposta à solicitação da FAC-UnB formulada perante os Decanatos DAC/Coavs e ao DEG, consulta iniciada 04/08/2022, anteontem, 5a feira, sobre como proceder a FAC deveria proceder com duas turmas de estudantes que relataram contato externo com a Monkeypox.

Enquanto aguardávamos o retorno oficial no presente Processo SEI, tivemos um dia (dia 04/08/2022) com exercícios domiciliares em uma disciplina, atividade essa devidamente registrada e com objetivos de aprendizagem alcançados.

Assim, a partir da presente data, 06/08/2022, as duas disciplinas devem ser executadas conforme ordenamento da Administração Superior Despacho Reitoria /GRE 8510627, para o que solicitamos especial atenção da equipe de docentes das duas disciplinas.

Em caso eventual de novas situações relacionadas à Monkeypox, os/as docentes, estudantes e técnicos da comunidade FAC-UnB devem aplicar integralmente o mesmo ordenamento do Despacho Reitoria/GRE 8510627, permanecendo com atenção a potenciais atualizações normativas por parte da Administração Superior da UnB.

As questões atinentes à vigilância em saúde estão também relatadas no Despacho DAC 8508086, assim como no Plano de Contingência do GDF 8511063 e, sendo assim, a Secretaria Departamental deve dar acesso aos dois estudantes que fizeram a notificação ao Departamento, comunicando-lhes oficialmente a íntegra do Despacho DAC 8508086.

A Direção FAC-UnB mantem e reforça as recomendações de medidas preventivas individuais e coletivas que temos executado cotidianamente no ambiente acadêmico da FAC-UnB, valorizamos a atitude de vigilância ativa incorporada em nossas rotinas de respeito ao convívio acadêmico e à Saúde Pública e também recomendamos, fortemente, plena atenção ao Plano de Contingência da Secretaria de Saúde do DF, vide Doc SEI Plano de Contingência monkeypox GDF 8511063, o qual tivemos a iniciativa de incluir no presente processo, Plano de Contingência esse que deve ser divulgado em conjunto com os demais anexos a seguir citados para toda comunidade acadêmica FAC-UnB.

À equipe NTI-FAC-UnB solicitamos ampla divulgação do presente Despacho FAC DIR para a comunidade acadêmica FAC-UnB tão breve quanto possível, preferencialmente no dia de hoje, sábado, 06 de agosto de 2022, sem lapso de tempo em relação à data em que recebemos o Despacho Reitoria GRE 8510627 com as orientações oficiais solicitadas pela FAC no presente Processo SEI.”

Veja Também