32.5 C
Brasília
HomeBrasíliaAgendamento da vacinação contra Covid para pessoas a partir de 55 anos...

Agendamento da vacinação contra Covid para pessoas a partir de 55 anos começa nesta sexta-feira, diz Ibaneis

Governador também informou que 36 mil doses do imunizante da Janssen previstos para chegar à capital serão usados em profissionais da educação. Secretaria de Saúde não detalhou como serviço vai funcionar.

Vacina contra Covid-19 no DF, em imagem de arquivo — Foto: TV Globo / Reprodução

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quinta-feira (10), que o agendamento da vacinação contra Covid-19 de pessoas com 55 anos ou mais, sem comorbidades, começa nesta sexta-feira (11). Atualmente, a campanha de imunização atende o público a partir de 58 anos.

O chefe do Executivo disse ainda que há expectativa da chegada de 36 mil doses da vacina Janssen, que serão usadas para imunizar profissionais da rede pública de educação. “Assim, pretendemos retornar às aulas”, disse Ibaneis.

O governador, no entanto, não informou prazos para a chegada do imunizante.

Nesta quarta-feira (9), a pasta informou que seria possível ampliar a faixa etária da vacinação, após a chegada de novos lotes. No comunicado, o órgão anunciou o recebimento de 47,2 mil doses da vacina AstraZeneca pela manhã e lembrou que a capital já havia tido reforço de 30,4 mil doses da Pfizer na segunda (7).

O Ministério da Saúde recomenda que os dois novos lotes sejam encaminhados para grupos de comorbidades e pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educação, forças de segurança e aeroportuários.

Suspensão do agendamento

Apesar da ampliação da campanha, nesta quinta, a Secretaria de Saúde suspendeu temporariamente o agendamento da imunização para pessoas com 58 e 59 anos. Apenas pacientes com comorbidades e grupos prioritários conseguem marcar data para receber a primeira dose.

Em nota, a pasta informou que o Comitê de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 deve se reunir “para deliberar sobre as próximas ampliações da campanha de vacinação”. “Tão logo haja decisão sobre isso, será amplamente divulgada”, diz nota.

Cronograma

Embora o governo do DF não tenha divulgado um cronograma para a vacinação da população, já informou que a previsão é de ampliar a faixa etária dos contemplados na campanha “a cada semana”.

Ao ser questionado sobre o ritmo da vacinação na última semana, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, ressaltou que a ampliação do público-alvo depende da chegada de novas doses.

“A ideia, por determinação do governador, é ir baixando, a cada semana, um ano. Se for possível baixar mais de um ano, assim será feito.”

Outras regiões do país está estão vacinando um grupo etário maior que o atendido na capital. Em Águas Lindas (GO), Entorno do DF, pessoas com 55 anos começaram a ser vacinadas na última segunda-feira (7). Ainda no estado vizinho, Goiânia (GO), o público já chega a 52 anos.

Veja Também