Uma boa noite de sono, com pelo menos 7 horas de descanso, traz inúmeros benefícios para o corpo e para mente, colaborando para o relaxamento, afastando risco de estresse, turbinando a memória, a reparação muscular e até mesmo como excelente aliado da perda de peso. Nem todo mundo sabe, mas determinados alimentos são capazes de transformar o seu corpo enquanto você dorme.
Em recente entrevista , a nutricionista Ana Gonçalves afirmou que a Taxa Metabólica Basal diminui quando estamos dormindo, gastando menos energia, e que uma alimentação saudável ajuda para um sono restaurador e melhora o aproveitamento dos nutrientes. Confira a lista sugerida pela especialista dos alimentos que fazem milagres enquanto você descansa:
Oleaginosas
A nutricionista afirma que nozes, castanhas, amêndoas e afins garantem o transporte de oxigênio, a produção de energia e a melhora das funções nervosas, além de ajudarem no crescimento muscular, na regulação de hormônios, na aceleração do metabolismo e na boa manutenção do corpo durante o sono.
Peixes
Alimentos ricos em ômega 3, como salmão e sardinha, ajudam na produção de hormônios que turbinam o bom funcionamento do cérebro e são envolvidos na regulação da pressão sanguínea e na recuperação imunológica, nervosa e muscular durante a noite.
Grão de bico
Rica em magnésio, a leguminosa ajuda no relaxamento muscular, fazendo com que o corpo abandone as tensões, promovendo uma boa noite de sono. O alimento ainda contribui para a produção de serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar.
Leite e derivados
Boa fonte de aminoácido triptofano precursor da serotonina, que garante bem-estar e satisfação, leite, iogurtes e queijos magros são outras excelentes opções de alimentos para transformar o corpo ao promoverem relaxamento e manutenção de um sono reparador e tranquilo.
Banana
Rica em potássio, magnésio e vitaminas, a fruta tem propriedades que comprovadamente melhoram o humor, promovem bem-estar e ainda ajudam no relaxamento muscular e diminuição do estresse.