Governo de SP deu mais 15 dias de prazo para consórcio resolver problema de financiamento para a obra da Linha 6-Laranja do Metrô.
Terminou o prazo que o governo de São Paulo deu ao consórcio Move São Paulo para resolver o problema de financiamento da Linha 6-Laranja do Metrô. Essa obra está parada desde setembro do ano passado, porque as empresas responsáveis estão com o nome sujo por causa da Operação Lava-Jato e não conseguem mais dinheiro.
Se ficar pronta, a Linha 6-Laranja vai ligar a Brasilândia à Estação São Joaquim da Linha 1-Azul. Vai ter também conexão com a Linha 4-Amarela, e com as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM. O governo dou mais 15 dias para o consórcio resolver o problema de financiamento.
Moradores da região da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, que tiveram de deixar seus imóveis para as obras da Linha 6-Laranja do Metrô, reclama que terrenos e casas viraram esconderijos de bandidos.
“Eles entram na casa, através das casas pulam os telhados e invadem as casas dos outros que estão morando ainda, inclusive tentaram roubar a minha loja aqui”, diz o comerciante Saimon Seixas.
Na região da Avenida Itaberaba, na Freguesia do Ó, os terrenos cercados pelos tapumes do metrô acumulam lixo. Os moradores reclamam de assaltos.
“Eles colocaram uma consertina que é aquela espécie de serpentina para dar uma espécie de segurança, mas está bem complicado mesmo assim”, diz a jornalista Débora Freitas..
Na Pompeia, Zona Oeste, imóveis estão com tapumes na frente. Eles também foram desapropriados. Na Rua Venâncio Aires, onde funcionava um escritório de contabilidade e advocacia está tudo desapropriado. Onde havia centro comercial, posto de gasolina, está tudo vazio.
A obra da Linha 6-Laranja do Metrô começou em janeiro de 2015 e foi a primeira no esquema PPP – parceria público privada. O consórcio Move São Paulo, liderado pela Odebrecht e pela Queiroz Galvão, ganhou a licitação.
O estado pagaria metade da obra, o consórcio a outra metade e em troca iria ficar com o lucro da linha laranja por 25 anos. Mas a construção da Linha 6-Laranja parou em setembro do ano passado.
O consórcio disse que parou a obra, porque não consegue mais empréstimo no Bndes, o banco federal de financiamento.
O banco, por sua vez, disse que a construtora perdeu o crédito, por estar envolvida na operação lava jato.
“Estamos tentando encontrar uma solução, e se não encontrarmos vamos ter de rescindir o contrato”, disse o secretário de Transportes Clodoaldo Pelissoni.
O governo do estado já gastou R$ 604 milhões com a Linha 6-Laranja.