18.5 C
Brasília
HomeMundoUma festa de Natal na Noruega se torna um possível evento de...

Uma festa de Natal na Noruega se torna um possível evento de divulgação da Omicron e outras notícias internacionais.

Mais de 120 funcionários de uma empresa norueguesa de energia solar participaram de uma festa em um restaurante de Oslo no dia 26 de novembro. Cerca de metade das pessoas teve teste positivo para o coronavírus

Crédito…Ole Berg-Rusten / NTB / Agence France-Presse, via Getty Images

Cerca de metade das pessoas que compareceram a uma festa de Natal do escritório em Oslo, onde apenas funcionários vacinados foram admitidos, testaram positivo para o coronavírus depois que um convidado recentemente retornado da África do Sul foi descoberto com a nova variante do Omicron, disseram autoridades de saúde locais na sexta-feira. .

Mais de 120 pessoas participaram do evento, realizado há uma semana por uma empresa de energia solar. Dos testes positivos sequenciados até agora, entre 15 e 20 eram provavelmente a variante Omicron, de acordo com o Dr. Tine Ravlo, um médico chefe local envolvido no rastreamento do surto, que acrescentou que nem todos os 60 casos de coronavírus encontrados até agora ainda tinha sido totalmente verificado para a variante.

“Esperamos que mais provavelmente sejam infecções por Omicron”, disse ela.

Um porta-voz da empresa, Scatec, disse que apenas funcionários vacinados foram admitidos na festa, e todos haviam testado negativo para coronavírus antes do evento.

A festa foi realizada em um restaurante chamado Louise, no centro de Oslo, em 26 de novembro, mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde rotulou a Omicron de uma “variante da preocupação” e muitos países começaram a fechar suas fronteiras para passageiros do sul da África, onde foi o primeiro identificado.

Casos de Coronavírus da Noruega
1.000
2.000
3.000 casos
Março de 2020
Abril
Poderia
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
11 de novembro
Dez
De janeiro
Fevereiro
Março de 2021
Abril
Poderia
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
11 de novembro
Dez
Média de 7 dias
Fonte: Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da Universidade Johns Hopkins. A média diária é calculada com dados reportados nos últimos sete dias.

A variante carrega mutações que os cientistas dizem que podem permitir que ela se espalhe mais rapidamente e cause mais infecções invasivas, embora muito permaneça incerto. Os casos já foram relatados em mais de 40 países, incluindo nos Estados Unidos.

O porta-voz do Scatec, Stian Tvede Karlsen, disse que o primeiro funcionário que descobriu ter a variante havia chegado à Noruega de uma visita a um escritório regional na Cidade do Cabo antes que a notícia da variante fosse divulgada.

Para conter a propagação da variante, o governo norueguês anunciou na quinta-feira restrições adicionais em Oslo e arredores. A aplicação começou à meia-noite.

Eles incluem a obrigação de usar máscaras em qualquer lugar onde a distância social não possa ser mantida, incluindo no metrô e ônibus ou nas lojas; um retorno ao trabalho de casa, se possível; e limite para 100 pessoas, exceto em teatros e outros locais com poltronas fixas, onde podem assistir a 600 pessoas. Apenas o serviço de mesa é permitido para bebidas alcoólicas, e restaurantes e eventos precisam registrar convidados.

Em outras notícias de todo o mundo:

Boates, restaurantes e cinemas em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia , reabriram aos clientes vacinados na sexta-feira , mais de 100 dias depois que a cidade foi bloqueada por causa de um surto da variante Delta. A reabertura ocorre no momento em que o país passa a adotar seu novo sistema de classificação de “semáforos” pós-vacinação, no qual as pessoas não vacinadas são, em sua maioria, excluídas da vida pública.

Funcionários da Coreia do Sul disseram na sexta-feira que iriam reverter temporariamente a reabertura em fases que começou no mês passado , reduzindo o limite para o tamanho dos grupos para reuniões sociais e exigindo prova de vacinação ou um teste de coronavírus negativo para entrada em restaurantes, cafés e outras instalações a partir do próximo semana. O anúncio veio quando quase 80 por cento dos leitos hospitalares do país para pacientes com doenças graves estavam em uso, e dias depois de seis casos da variante Omicron terem sido confirmados entre os viajantes que chegavam.

A Irlanda anunciou na sexta-feira novas restrições antes da chegada inevitável da variante Omicron, informou a Reuters. A partir de terça-feira e até 9 de janeiro, os eventos internos estarão limitados à metade da capacidade, os bares e restaurantes podem acomodar mesas para apenas seis pessoas ou menos, as casas noturnas serão fechadas e os residentes não poderão hospedar mais do que três outras famílias em suas próprias casas. O governo vai reiniciar seu programa de pagamento de desemprego pandêmico para aqueles que trabalham na indústria do entretenimento e perdem o emprego por causa das medidas.

Um par de hipopótamos do Zoológico de Antuérpia, na Bélgica, apresentou resultado positivo para o coronavírus, informou a Associated Press. Imani, 14, e Hermien, 41, estão agora isolados, e seu recinto será fechado ao público até que o teste dos mamíferos terrestres seja negativo. Os casos são as primeiras ocorrências registradas do coronavírus na espécie. Não está claro como eles conseguiram.

Veja Também