Decisão representa mais um capítulo da disputa comercial entre a China e os Estados Unidos
O governo Trump planeja finalizar esta semana a regulamentação que deverá impedir o governo de comprar bens ou serviços de qualquer empresa que utilize produtos de cinco empresas chinesas, incluindo Huawei, Hikvision e Dahua, disse uma autoridade americana.
A regra, prevista em uma lei de 2019, pode ter implicações abrangentes para empresas que vendem bens e serviços para o governo dos Estados Unidos, já que agora elas precisam se certificar de que não usam produtos da Dahua ou Hikvision, embora ambos estejam entre os mais vendidos em equipamentos e câmeras de vigilância em todo o mundo. O mesmo vale para rádios bidirecionais da Hytera Communications e equipamentos de telecomunicações ou dispositivos móveis, como celulares da Huawei ou ZTE Corp.
A ação da Casa Branca ocorre em meio à crescente tensão entre os Estados e a China sobre o coronavírus, as ações da China na ex-colônia britânica de Hong Kong e a guerra comercial de quase dois anos entre o governo americano e o chinês.
“O governo Trump está mantendo o país forte contra redes nefastas como a Huawei ao implementar completamente a proibição de compras federais”, disse Russ Vought, diretor interino do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca, em comunicado à Reuters.