Bom preparo da pele e produtos com textura correta evitam o excesso de brilho
Manter a maquiagem intacta durante todo o dia pode ser um verdadeiro desafio para quem tem a pele oleosa, especialmente nos dias quentes do verão que parecem aumentar ainda mais o problema. No entanto, é possível contornar: descubra os truques que reduzem o brilho e ajudam a segurar por mais tempo.
PREPARE A PELE
O preparo da pele é um passo importantíssimo para que o resultado fique bacana e para evitar a formação de cravinhos, portanto, comece com uma boa limpeza usando seu produto de costume. “O ideal é depois de lavar usar um TÔNICO ADSTRINGENTE QUE VAI SECAR UM POUCO ESSA OLEOSIDADE. O protetor também é indispensável, mas deve ser livre de óleo e ter toque seco”, explica a maquiadora ANA PAULA BASÍLIO.
COBERTURA SEM TRANSPIRAÇÃO
O menos é mais quando o assunto é corrigir a pele, e existem dois caminhos possíveis para você. O primeiro é investir em uma base com boa cobertura, mas deixando de lado o pó. “Nesse caso, A BASE DEVE SER COM ACABAMENTO MATTE, SEM ÓLEO, porque ela remove o excesso de brilho e dá um acabamento que já é bem bacana. Você deve dosar a quantidade, sem usar muito, para que a oleosidade demore a aparecer”, indica.
Outra possibilidade é ir para as bases mais fininhas e fluídas, e aí finalizar com uma camada de pó. “Se o rosto é realmente muito oleoso o recomendado é UMA BASE BEM FININHA QUE NÃO VAI FICAR PESADA E TE FAZER TRANSPIRAR ao longo do dia, mas também livre de óleo. Depois é só vir com um pó mineral suave para tirar o brilho”, esclarece.
Vai precisar de corretivo? Então prefira as versões mais sequinhas. “O MELHOR É O CREMOSO MATTE OU ATÉ O EM BASTÃO, SEMPRE BEM LIVRE DE ÓLEO. A camada deve ser suave, porque se ficar muito pesado vai ‘derreter’ durante o dia. Blush e iluminador seguem a mesma linha: versões em pó e em pouca quantidade, porque o brilho desses produtos pode reforçar o aspecto oleoso”, aponta.
SEM EFEITO “PANDA”
Outro desafio comum para quem tem a face oleosa é acabar com os olhos borrados, especialmente na parte inferior. “Temos que tomar cuidado com o lápis, porque ele pode mesmo deixar aquele efeito derretido, então ESCOLHA O MAIS SECO POSSÍVEL. As sombras também devem ser em pó, porque ficam bem fixadas e têm maior durabilidade”, aconselha.
S.O.S
Apareceu aquele brilho em regiões mais críticas, como o nariz e a testa? É possível corrigir em poucos segundos: “O indicado é que você leve o pó fininho com você para dar um retoque ao longo do dia. BASTA APLICAR DANDO BATIDINHAS SUAVES e sem carregar muito porque já temos cobertura, é só para secar”.