20.5 C
Brasília
HomeBrasíliaSudeste está sob alerta de temporal; há risco de deslizamentos e enchentes...

Sudeste está sob alerta de temporal; há risco de deslizamentos e enchentes até domingo

Prefeito do Rio decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 22, por conta da situação; confira dicas de segurança

A frente fria chegou ao Sudeste e, com ela, há previsão de fortes chuvas com possibilidade de deslizamentos e enchentes. Segundo alerta da Defesa Civil Nacional, a situação deve seguir crítica até domingo, 24. No litoral de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 100 milímetros por dia.

As localidades que mais preocupam, destacadas em coletiva de imprensa realizada na noite desta quinta-feira, 21, são a Região Metropolitana, o Vale do Paraíba e o litoral norte do estado de São Paulo, assim como o Sul e a Zona da Mata de Minas Gerais.

Além disso, a atenção também está voltada ao Rio de Janeiro, que deve ser o mais atingido pelo temporal. Há previsão de até 200 mm de chuva em 24 horas no Estado — sendo que a média de março, segundo a série história, é de 124,7 mm.

Alerta do Inmet é de ‘Grande Perigo’ até a manhã de domingo, 24
Foto: Reprodução/Inmet

Por conta do alerta de temporal, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 22. A recomendação é que se evitem deslocamentos desnecessários e que a população fique em casa – ou em locais considerados seguros.

“Vamos observar as próximas 48 horas, 72 horas. Mas vamos ficar atentos. A rua a gente limpa, bem material recupera depois, mas o importante é sair desse suposto momento de crise mais aguda, que possamos sair com vidas preservadas e que serviço público trabalhe de forma adequada”, afirmou Paes na madrugada desta sexta.

Segurança

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforça dicas de seguranças para a população destas regiões:

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 

Veja Também