18.5 C
Brasília
HomeBrasíliaSua vida profissional está parada? Coach te ensina a sair dessa (e...

Sua vida profissional está parada? Coach te ensina a sair dessa (e não ter medo da mudança)

Se você tem um emprego, mas quando te perguntam se está tudo bem, sua melhor resposta é “ah, não posso reclamar”, acredite, não está. Essa é a chamada zona de conforto (nem sempre agradável, como nesse caso), e muita gente não tem coragem de sair dela. Pensando nisso, o DaquiDali pediu a um coach que criasse um passo a passo para mudar essa situação e devolver um sentido para a vida profissional.

Livre-se da frustração

Por incrível que pareça, na maioria dos casos, ela é consciente “e nasce quando você sabe que precisa fazer algo para reverter esse quadro e não faz. Aí, ela se alia a raiva que sente de si mesma, e o resultado? Fica fácil adoecer, pois isso afeta hormônios, células e a saúde, física e mental, pioram, o que naturalmente, se reflete em todas as áreas da sua vida”, explica Marcos Tito, master coach sênior e diretor do Instituto Brasileiro de Coach – IBC.

O profissional aponta que uma das principais razões para permanecer nesse estado de conformismo e acomodação, se dá porque a pessoa resiste ao seu potencial. “Ela luta contra si mesma. Sabe que pode ir mais longe, e talvez por achar que pode fazer isso a qualquer momento, acaba ‘ficando mais um pouquinho’. Só que isso a vai definhando e gerando os problemas que você viu acima. É aqui que entra o coach, para não só te destravar psicologicamente, bem como te ajudar a agir de verdade”. Uma vez que esse passo mental tenha sido dado, é agora que as atitudes entram em ação.

Para mudar o básico, você precisa se concentrar o suficiente para realmente conseguir ser mais disciplinada. Foto: fizkes/iStock

Mude o básico

A mudança pode ser feita aos poucos, e a primeira delas é procurar fazer melhor do que está sendo feito. O benefício é crescente: “tente ser mais disciplinada e comprometida para apresentar melhores resultados. Quando você faz isso dentro do seu trabalho atual, já saiu da zona de conforto! E mais, começa a ter um passo mais valorizado, porque patrão, colegas e clientes passam a te olhar de modo diferente, então, a autoestima aumenta e seu dia já passa a ter um novo significado, positivo, é claro”, diz o coach.

É isso mesmo o que você quer fazer da vida?

Depois do passo acima, as coisas podem ter mudado e você já se sente melhor no emprego atual. “Mas se não é o caso, pelo menos sua autoestima e confiança já estão mais altas, e você vai ter muito mais peito e argumentos (já que vem entregando resultados) para se aventurar na busca por uma nova oportunidade na empresa, no mercado ou mesmo em outra área. Nessa última opção, apenas certifique-se de que ela está aquecida, porque é importante, sim, fazer o que se gosta, mas aliado a uma possibilidade de renda que seja suficiente para seu sustento”, alerta o especialista.

Use o tempo livre para sempre tentar atualizar-se sobre as novidades da área, manter-se antenada. Foto: JANIFEST/iStock

Seus conhecimentos também estão na zona de conforto?

Já saiu do básico e tem certeza do que quer para a vida. Agora, tem se esforçado para manter essa vibe aquecida? Um dos principais pecados dos profissionais, é, por serem bons no que fazem, acharem que já está suficiente. Se a postura não é essa, há mesmo quem esqueça mesmo de que deve estar sempre se atualizando. “O seu conhecimento é limitado. Se você não se recicla, estagna e aí fica com o discurso e a performance repetitiva. Se não há dinheiro para tal, busque as alternativas de graça, como cursos e livros on-line, por exemplo. O preço é maior quando não se atenta a isso, há até uma máxima que diz que ‘cara é a ignorância, não a instrução’”, alerta.

Desafie-se em todos os sentidos

Se nessa fase, ainda está na empresa em que começou esse processo ou mudou, “use a bagagem adquirida e focada no trabalho, para se dar novos desafios, nele e na vida pessoal. Mantenha-se desenvolvendo habilidades, mas aposte também nas qualidades, para que possa, como um todo, descobrir-se e evoluir como pessoa e profissional. Inevitavelmente, você será uma pessoa mais feliz e completa”, diz Tito.

Veja Também