Categoria protesta contra decisão da Justiça, que diminui salários.
A coleta de lixo no Distrito Federal está suspensa desde 6h desta segunda-feira (18) e a afeta pelo menos 11 regiões administrativas. Os servidores do SLU (Serviço de Limpeza Urbana) fecharam a usina da Asa Sul, que recebe os resíduos de grande parte das cidades. Os servidores reivindicam a manutenção de gratificações garantidas à categoria em 2013.
Há dois anos, os servidores do órgão foram promovidos para uma categoria de gestão de recursos e ganharam aportes de gratificações. Os salários ficaram até R$ 4mil mais altos. O Ministério Público do Distrito Federal recorreu da decisão e a Justiça determinou o rebaixamento da categoria e a consequente retirada das gratificações.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do DF, Ibahim Yusef, afirma que as categorias se mobilizam em torno da pauta e ameaçam greve.
— Nós vamos discutir a situação por meio de um grupo de trabalho e dependendo da decisão, nós vamos iniciar greve. Essa paralisação foi para marcar uma posição diante da questão, mas vamos tentar chegar a um consenso.
Uma reunião entre os trabalhadores e representantes do GDF (Governo do Distrito Federal) está marcada para esta terça-feira (19) para discutir a viabilidade da manutenção dos salários.
Fonte: r7