Especialista revela os hábitos que trazem prejuízos para a beleza sem que você perceba
O banho muitas vezes vai além da sua função de limpeza e é encarado como um verdadeiro momento de relaxamento e renovação. Apesar disso, alguns errinhos sob o chuveiro podem transformá-lo em um grande inimigo da pele. Descubra se você está cometendo algum deles e risque já.
ÁGUA MUITO QUENTE
Há quem não abra mão da água quente mesmo nos dias de calor, mas a temperatura excessiva pode prejudicar bastante. “Ela é péssima para a pele. A TEMPERATURA IDEAL É EM TORNO DE 24 GRAUS, ou seja, de morna para fria. Se está quente você machuca a pele e acontece uma vasodilatação que pode estimular as glândulas sebáceas em alguns pacientes, aumentando a oleosidade. Já em outros ela pode estimular um ressecamento excessivo. Quando existe dermatite tópica, que é aquele ressecamento que chega a provocar coceira, a condição também é piorada”, explica o dermatologista ADRIANO ALMEIDA, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo e professor da Associação Pele Saudável.
SABONETES MUITO DETERGENTES
Outro equívoco comum é investir em sabonetes mais detergentes, uma opção clássica de quem tem a pele oleosa. “O ideal é ter opções hidratantes para a maior parte das pessoas, salvo se for realmente um excesso de oleosidade, porque os detergentes removem a gordura da pele – nosso manto hidrolipídico – que nada mais é do que a proteção. UMA OPÇÃO INTERESSANTE É O SABONETE COM GLICERINA, que é ideal”, indica.
USAR BUCHAS E ESPONJAS
Você aproveita o banho para usar aquelas buchinhas esfoliantes? Melhor abandonar o hábito. “Não existe nenhuma necessidade de tomarmos banho com buchas e ELAS VÃO ESCARIFICAR (ARRANHAR OU MACHUCAR) A PELE. Você pode usar na região dos pés se andou na terra, por exemplo, para facilitar a remoção da sujidade, mas não para esfoliar”, alerta.
PASSAR MUITO TEMPO NO BANHO
Banhos demorados podem ser uma delícia, mas não fazem bem nem para a natureza e nem para a sua saúde. “Quanto mais tempo expostos à água, mais removemos a oleosidade da pele. Os dedos chegam até a enrugar, e é fácil perceber que ele muda a formação da sua pele. NOSSA PELE TEM UMA PASSAGEM DA ÁGUA, E DEPENDENDO DO SEU TIPO DE CÚTIS ISSO PODE ATÉ DESIDRATAR”, aponta.
HORÁRIO DOS BANHOS
Você sabia que a quantidade e horários dos seus banhos também são determinantes? “Nós temos secreções naturais do corpo que encostam na pele e mucosas, como o xixi e o coco, que podem provocar assaduras e propagação de fungos. SE VOCÊ FAZ SUAS NECESSIDADES PELA MANHÃ TUDO BEM TOMAR UM ÚNICO BANHO LOGO APÓS, caso contrário é interessante ter um ao acordar e um antes de dormir”, revela.
ESFREGAR OS CABELOS COM A TOALHA
Para secar o couro cabeludo mais rápido muita gente acaba esfregando a toalha nos cabelos, mas isso está longe de ser correto: “Você precisa ter cuidado, porque esfregar PODE EMBARAÇAR E ATÉ PROMOVER A RUPTURA DO FIO. O correto é comprimir os cabelos com ela para tirar o excesso de água, pentear e secar”.