Formação será ministrada por especialistas da polícia espanhola que atuam no combate a esse tipo de violência
Profissionais de segurança pública do Distrito Federal e de outras Unidades da Federação participam nesta semana do Curso Internacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulher. Realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), a formação tem o objetivo de apresentar a doutrina a e experiências da Polícia Nacional da Espanha no enfrentamento a esse tipo de crime. O curso vai até 6/11.
A iniciativa é uma parceria entre a Embaixada da Espanha no Brasil e a Secretaria Nacional de Segurança (SENASP), do Ministérios da Justiça. O curso tem carga horária de 12 horas/aula e vai ser ministrado por dois especialistas da Unidade Central de Atenção à Família e à Mulher (UFAM), setor da polícia espanhola que atua nesta área.
O curso ocorre na Superintendência Regional da Polícia Federal, no Setor Policial Sul. Participam policiais civis e militares do Distrito Federal, de Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio Grande do sul. Paraná, Goiás e Amapá, além bombeiros militares, servidores do judiciário e do Departamento de Trânsito (Detran) e servidores da SSP.
O Distrito Federal vem enfrentando nos últimos meses uma onda de crimes contra a mulher. Só este ano, já foram registrados 28 casos de feminicídio, mais o caso da Rubiana Rosa, 44, encontrada morta que ainda em investigação. Quanto aos registros de violência doméstica, até julho foram 9.006 registros, um aumento de 3,1% comparada ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 8.731.
Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência — Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República
Telefone: 180 (disque-denúncia)
Centro de Atendimento à Mulher (Ceam)
» De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
» Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina
Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)
» Entrequadra 204/205 Sul – Asa Sul
(61) 3207-6172
Disque 100 — Ministério dos Direitos Humanos
Telefone: 100
Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar
Telefones: (61) 3910-1349 / (61) 3910-1350