Segundo Isabella Nunes, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, a antecipação de compras nas promoções da campanha da Black Friday, em novembro, explica as perdas no varejo em dezembro.
“Apesar da queda em dezembro, a análise do varejo em comparações mais de longo prazo mostram uma situação melhor. As principais quedas em dezembro foram nos setores mais marcados pela Black Friday em novembro. Essa Black Friday do ano de 2017 foi mais intensa, dada essa conjuntura melhor do poder de compra”, justificou Isabella.
Segundo a pesquisadora do IBGE, o ajuste sazonal da Pesquisa Mensal de Comércio está incorporando o crescimento do fenômeno da Black Friday naturalmente, sem prejuízo para os resultados.
Na passagem de novembro para dezembro de 2017, as quedas nas vendas ocorreram nos setores de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-6,3%); Livros, jornais e papelaria (-4,0%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,0%); Móveis e eletrodomésticos (-2,7%); Combustíveis e lubrificantes (-1,0%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,9%).
Na direção oposta, houve crescimento em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,5%).
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume das vendas recuou 0,8% em dezembro ante novembro. As vendas de Veículos, motos, partes e peças tiveram ligeiro recuo de 0,1%, enquanto Material de construção encolheu 1,7%.