Usuários devem se atentar e se programar para o uso de pontos turísticos, serviços de saúde e transporte público, que terão funcionamento modificado na data
A partir de hoje, os cristãos relembram os últimos dias da vida de Jesus Cristo na Terra. A Última Ceia, celebrada na quinta-feira, assim como o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa não são considerados feriados nacionais, apenas a Sexta-Feira da Paixão, quando os cristãos revivem a morte do líder religioso. Além das celebrações nos templos religiosos, em Planaltina há a tradicional encenação da Via Sacra.
Além da presença nos ritos religiosos, fiéis costumam fazer penitências, como o jejum de carne vermelha. Neste dia, a não efetivação de transações comerciais faz parte dos costumes de muitos católicos. Assim, o comércio costuma paralisar as atividades na Sexta-Feira da Paixão, bem como a maioria dos serviços altera os horários de atendimento ou não funciona. Confira o que abre e o que fecha a partir desta sexta até o domingo da Páscoa.
O que abre e o que fecha
Serviços
Caesb
Atendimento pelo telefone 115 opera em sistema de plantão de sexta a domingo. Os escritórios param na quinta e reabrem na segunda-feira, das 8h às 18h.
CEB
Atendimento pelo telefone 116 em sistema de plantão. Escritórios reabrem na segunda-feira, das 8h às 17h30.
Detran
Sem expediente no feriado e fim de semana.
DFTrans
Na sexta, os horários dos ônibus seguirão a tabela horária de domingo.
Hemocentro
Fechado na sexta. No sábado, atendimento normal das 7h às 18h. Não abre aos domingos.
Metrô
Sexta, das 7h às 19h; sábado, das 6h às 23h30 e domingo, das 7h às 19h.