19.5 C
Brasília
HomeSaúdeRisco de infarto em mulheres aumenta na menopausa

Risco de infarto em mulheres aumenta na menopausa

Dezessete milhões de brasileiras têm problemas no coração. Mulheres acima de 55 anos devem redobrar cuidados com o coração.

Hoje em dia, quase metade das pessoas que infartam são mulheres – 17 milhões de brasileiras têm problemas no coração. Para se prevenir, um exame muito importante é o ultrassom da carótida. O Bem Estar desta quinta-feira (17) falou sobre o assunto com os cardiologistas Roberto Kalil e Roberta Saretta.

Os especialistas alertam que mulheres acima de 55 anos devem redobrar os cuidados com o coração. A menopausa traz uma série de desconfortos como calorões, distúrbios no sono, mudança de humor e também problemas no coração.

O hormônio estrogênio diminui após a menopausa e ele é um grande aliado do coração. O estrogênio estimula a dilatação dos vasos, facilitando o fluxo sanguíneo. Após a menopausa, a proteção hormonal oferecida por ele começa a cessar, aumentando as chances de doenças cardiovasculares.

É muito importante fazer um check-up cardiovascular uma vez por ano. São exames preventivos, ou seja, o indivíduo fará quando não estiver sentindo nada para descobrir se há algum processo ou doença que precise de tratamento ou orientação específica.

Bem Estar coração (Foto: Mariana Garcia/G1)
Veja Também