Família tentou se abrigar em carro no temporal, mas não escapou de raio.
Segundo bombeiros, outras 3 pessoas foram atingidas, mas sem gravidade.
Seis pessoas da mesma família foram atingidas por um raio na tarde de quinta-feira (15) em Caseiros, município da Região Norte do Rio Grande do Sul. Um adolescente de 13 anos ficou em estado grave, foi atendido em Lagoa Vermelha e depois transferido para um hospital de Passo Fundo, onde permanece nesta sexta-feira (16).
“Das seis pessoas, o menino de 13 anos chegou inconsciente, em estado grave. Ele teve um edema cerebral e uma lesão gástrica, que gerou uma hemorragia, e tive que encaminhá-lo para Passo Fundo. Mas as notícias que eu tive de lá foram de que ele recuperou a consciência e de que está estabilizado”, disse o cirurgião pediátrico que atendeu o jovem no Hospital São Paulo, em Lagoa Vermelha, Claudio Oliveira.
Ainda de acordo com o médico, os outros familiares foram liberados logo em seguida, a maioria apresentando queimadura e dores nas pernas.
Conforme a Brigada Militar de Lagoa Vermelha, a família se deslocou até uma propriedade na cidade de Caseiros onde foram comprar jabuticabas, que são colhidas direto do pé. Foi quando o céu começou a escurecer. Eles tentaram abrigo dentro de um veículo mas foram atingidos pelo raio.
O menino calçava apenas sandálias no momento em que foi atingido, os demais usavam botas ou tênis, e por isso ele foi o mais afetado pela descarga.
Segundo o Climatempo, das 10h de quarta-feira até as 10h desta sexta, foram registradas 141.009 descargas elétricas no Rio Grande do Sul, sendo que 15.811 tocaram o solo e são consideradas como raios.