27.5 C
Brasília
HomeMundoQuem é Jack Teixeira, preso por ter organizado vazamento do Pentágono?

Quem é Jack Teixeira, preso por ter organizado vazamento do Pentágono?

Ontem (13), as forças especiais do FBI prenderam o suposto autor do vazamento de documentos secretos, Jack Teixeira, da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos. Mas quem é ele, o vazador de 21 anos de idade?

© AP Photo / Steven Senne
Desde a detenção em sua casa em Dighton, estado de Massachusetts, mais e mais informações têm aparecido na mídia sobre este jovem, embora sua biografia completa permaneça naturalmente desconhecida.
No entanto, já se sabe que vem de uma família militar. Tem apenas 21 anos de idade, mas já há quase quatro anos tem sido membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts.
Ainda mais, foi designado para gerenciar e solucionar problemas de computadores e sistemas de comunicação para a 102ª Ala de Inteligência da Base Aérea Otis.
De acordo com contas da mídia norte-americana, Teixeira começou a vazar fotos de documentos altamente sensíveis para Thug Shaker Central, um grupo on-line de jovens onde cerca de 20 a 30 pessoas compartilhavam seu amor por armas, memes racistas e videogames.
O The New York Times rapidamente insistiu que o “aviador Teixeira não era um delator”, referenciando um vídeo que aparentemente mostra o jovem aviador gritando calúnias raciais e antissemitas.
Mas parece haver indícios de que Teixeira tinha sérios problemas com o governo que ele servia.
Segundo o Washington Post, ele disse neste grupo on-line que o governo dos EUA “sabia de antemão que um apoiador da supremacia branca pretendia cometer um tiroteio” em um supermercado frequentado por compradores negros em Buffalo, em maio de 2022, mas “permitiu que as mortes prosseguissem para que eles pudessem argumentar por um maior financiamento”.
Tucker Carlson, apresentador da Fox News, falou ironicamente em defesa de Teixeira em um monólogo na noite de quinta-feira (13).

“Então este homem de 21 anos da Guarda Nacional Aérea de Massachusetts ‘não é um delator'”, zombou Carlson. “Ele revelou os crimes, portanto ele é o criminoso”, explicou Carlson, sardonicamente, acrescentando, “é assim que Washington funciona: dizer a verdade é o único pecado real”.

Ainda não está claro por que um aviador alistado, que ainda nem havia alcançado o status de oficial, teria acesso a documentos de alto nível contendo informações aparentemente compiladas pela Agência Central de Inteligência, a Agência Nacional de Segurança e o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional.
Perguntado por que uma pessoa tão jovem tinha acesso a uma informação “tão sensível”, um porta-voz do Pentágono respondeu:

“Confiamos a nossos membros muita responsabilidade desde uma idade muito precoce”.
Teixeira provavelmente será acusado de violar a Lei de Espionagem, visto que o procurador-geral Merrick Garland indicou anteriormente que o membro do serviço militar foi preso por suposta “remoção não autorizada, retenção e transmissão de informações confidenciais da defesa nacional”.
A comparência inicial de Teixeira no tribunal está agendada para sexta-feira (14) no Tribunal Distrital dos EUA do Distrito de Massachusetts.
Na semana passada, mais de 100 documentos do Pentágono sobre o conflito na Ucrânia vazaram nas redes sociais.
O maior foco do conteúdo dos documentos era o Exército ucraniano, as forças especiais da OTAN que lutam na linha de frente contra as forças russas e até a espionagem feita pelo governo norte-americano sobre Vladimir Zelensky e seus aliados.
Mas os documentos iam mais além e abrangiam também países que não estão envolvidos diretamente no conflito. De acordo com relatos, a administração Biden achou que o governo russo utilizaria a proposta para criação do “clube de paz” feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como forma de reduzir a pressão do Ocidente contra o Kremlin, conforme noticiado.
Veja Também