18.5 C
Brasília
HomeBrasíliaQuatro receitas com bacalhau para surpreender nesta Páscoa

Quatro receitas com bacalhau para surpreender nesta Páscoa

O bacalhau é o prato salgado mais famoso da Páscoa, e nada melhor que ideias variadas para prepará-lo!  Confira quatro receitas para deixar sua mesa muito mais gostosa, e claro surpreender toda a família. Anote!

LOMBO DE BACALHAU

INGREDIENTES
600 g lombo de bacalhau dessalgado
4 batatas médias
02 colheres de azeite de oliva
06 unidades de azeitonas verdes
06 unidades de azeitonas pretas
06 unidades de tomate cereja
04 dentes de alho com casca
02 ovos cozidos
02 cebolas fatiadas

MODO DE PREPARO
Grelhe o lombo de bacalhau no azeite de oliva por cerca de 10 minutos, até dourar e ficar macio. Cozinhe as batatas e deixe esfriar. Corte-as em rodelas e reserve. Enquanto o bacalhau doura, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva até murchar. Acrescente as azeitonas, os tomates e as batatas. Deixe aquecer bem e coloque os ovos cozidos cortados em quatro. Coloque no prato o bacalhau e os legumes e monte a seu gosto. Regue com azeite de oliva e sirva.

Foto: Divulgação/Oba HortiFruti

ESCONDIDINHO DE BACALHAU

INGREDIENTES
500g de bacalhau
1 cenoura ralada
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
150 ml de leite integral
150 ml de creme de leite
1 pão francês (molhado no leite)
50 ml de azeite
Queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO
Cozinhe o bacalhau em fogo baixo até amolecer. Escorra a água, desfie os pedaços e reserve. Em uma panela, coloque o alho, o azeite, a cenoura, a cebola e refogue até que os vegetais amoleçam. Acrescente o bacalhau desfiado, o leite e o creme de leite. Deixe cozinhar. Acrescente o pão umedecido, mexendo até que ele se desmanche. Passe o conteúdo da panela para uma assadeira. Finalize com o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.

Foto: Divulgação/Oba HortiFruti

BOLINHO DE BACALHAU ASSSADO

Ingredientes
300 g de bacalhau desfiado
50 ml de azeite
½ cenoura ralada bem fininha
1 cebola pequena picada
1 dente de alho
1 tomate médio picado
Purê de duas batatas doces médias
Cheiro verde a gosto
2 ovos
4 colheres (sopa) farinha de arroz
100 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO
Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente o bacalhau já desfiado. Após esfriar, acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa possível de enrolar. Faça bolinhas, unte com azeite e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Foto: Divulgação/Oba HortiFruti

BACALHAU GRELHADO COM ESPECIARIAS

INGREDIENTES
1 kg  bacalhau
75 ml azeite extravirgem
1 abobrinha italiana média
1 berinjela pequena
1 tomate médio (não muito maduro)
1 colher (sopa) de especiarias de sua escolha (alecrim, orégano, manjericão, etc.)
20 ml vinagre de vinho branco

INGREDIENTES PARA O MOLHO
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
100 ml de suco de limão
1 cebola
1 pitada de sal
2  pimentas dedo de moça
Pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO
Grelhe o bacalhau com 25 ml de azeite em uma panela. Reserve. Corte os legumes em rodelas e tempere com as especiarias e o vinagre. Leve para grelhar com o resto do azeite na mesma panela do bacalhau. Misture todos os ingredientes do molho e sirva com o bacalhau e os legumes grelhados.

Foto: JackF/istock

DICAS DE SUCESSO PARA O SEU PRATO FICAR MARAVILHOSO!

– Se você não tem muito tempo, “OPTE PELO LOMBO DE BACALHAU DESSALGADO E CONGELADO, que é muito bom. E antes de grelhar o lombo, seque-o em papel toalha”,

– Na hora de escolher, “uma boa posta de bacalhau DEVE ESTAR SECA E COM UM TOM BRANCO OU AMARELO MUITO CLARO. Ela ainda deve estar coberta por uma fina camada de sal. Quanto às variedades, o Gadus Morhua (conhecido como ‘bacalhau do Porto’) tem carne suculenta, macia e bem clara, sendo perfeito para receitas que precisam da posta inteira. Já o Gadus Macrocephalus tem coloração levemente mais branca e pode ser facilmente desfiada”, explica a nutricionista Renata Guirau.

– Na hora de preparar, “a dessalga DEVE SER FEITA SEMPRE EM ÁGUA FRIA E DEVE FICAR DURANTE TODO O PROCESSO NA GELADEIRA. A água pode ser trocada a cada seis ou oito horas. Outro detalhe: escolha apenas uma forma de cocção, pois a carne do bacalhau é bastante delicada e, se for assar, não ultrapasse os 150°”, recomenda a profissional.

Veja Também