Aposentados e pensionistas do DF deverão comprovar saúde novamente em agências do BRB
A comprovação presencial de saúde de aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal será retomada nesta segunda-feira (4/1). Suspensa desde 16 de março por conta das medidas de prevenção à covid-19, a prova de vida voltará a ser exigida em agências do Banco de Brasília (BRB).
De acordo com o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF), mesmo com a suspensão presencial da prática, aposentados e pensionistas continuaram a realizar prova de vida, nas idas ao banco. Com isso, o Iprev-DF contabilizou 24.134 provas de vida de janeiro até dezembro de 2020, o que corresponde a 39,04% do total previsto para o ano.
A comprovação de vida é anual, obrigatória e necessária para o pagamento regular de aposentadorias e pensões. É feita uma vez por ano, no mês de aniversário do aposentado ou pensionista, nas agências BRB, de segunda a sexta, das 11h às 16h.
É necessária a apresentação do documento de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou Carteira Profissional com validade em todo o território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional), do CPF e de um comprovante de residência atualizado.
Os servidores aposentados e pensionistas que deixam de fazer a prova de vida no mês em que estiverem aniversariando são notificados para que, no prazo de 30 dias, apresentem a documentação exigida, sob pena de suspensão do pagamento do seu benefício.
Tutores, guardiões e curadores dos aposentados e pensionistas deverão apresentar os seguintes documentos: original da tutela, termo de guarda ou curatela e documento de identidade oficial do representante legal.
Serviço
Prova de vida presencial
A partir desta segunda (4/1), retorno presencial
Deve ser feita uma vez por ano, no mês de aniversário, em qualquer agência do BRB
De segunda a sexta, das 11h às 16h
Com informações do Iprev-DF