A prefeitura de São Paulo e a Seja Digital, a entidade responsável pelo corte do sinal de TV analógico, assinaram uma parceria para acelerar a distribuição de conversores.
Os equipamentos estão sendo entregues a beneficiários de programas do governo federal, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.
O desligamento na capital paulista e nas cidades da região metropolitana está previsto para o dia 29 de março.
Até lá, deverão ser distribuídos 1,8 milhão de aparelhos, mas, até o momento, pouco mais de 1 milhão de pessoas agendaram a retirada.
O presidente da Seja Digital, Antonio Marteletto, destacou que os espectadores que ainda não tiverem instalado o conversor até 29 de março ficarão sem televisão: “quem tem televisão em casa e é de tubo, a gente tem programa de distribuição de kits”.
Antonio Marteletto explicou ainda que a retirada dos conversores deve ser agendada pelo site www.sejadigital.com.br ou pelo telefone, no número 147.
A data também pode ser marcada, nos postos de atendimento criados pela Seja Digital, em parceira com a prefeitura de São Paulo.
Os agentes estão espalhados nos 54 Centros de Referência de Assistência Social da cidade.
O corte do sinal analógico em São Paulo será o maior realizado, até o momento no Brasil, atingindo mais de 7 milhões de residências.
A digitalização já foi concluída em Rio Verde, no interior de Goiás, e também em Brasília e nas nove cidades do entorno do Distrito Federal.
De acordo com o cronograma estabelecido pelo governo federal, todos os municípios do país deverão concluir o desligamento até 2018.
*Informações do repórter Vitor Brown