25.5 C
Brasília
HomeMundoPrefeito de Nova York deve anunciar candidatura presidencial nesta quinta

Prefeito de Nova York deve anunciar candidatura presidencial nesta quinta

Imprensa americana diz que Bill de Blasio, há seis anos na prefeitura, formalizará que vai disputar as primárias democratas

O prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio (Lucas Jackson/Reuters)

O prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, deve anunciar, nesta quinta-feira 16, sua candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2020, engrossando ainda mais a lista de concorrentes democratas, segundo informaram nesta quarta-feira meios de comunicação locais.

Após dias de especulação sobre sua participação nas primárias democratas, uma fonte da sua campanha declarou à emissora “NBC” que o anúncio oficial será feito nesta quinta-feira, enquanto a “ABC7” detalhou que De Blasio aparecerá amanhã junto com sua esposa no programa matutino “Good Morning America“, embora o prefeito possa antecipar formalmente sua decisão pelas redes sociais.

“Nunca me candidato a nada sem ter a intenção de ganhar. E podem olhar meu histórico, nunca fui favorito em nada”, comentou o prefeito nova-iorquino recentemente ao ser perguntado sobre uma eventual candidatura à presidência.

No mês passado, De Blasio se envolveu em uma polêmica com o presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de “racista, homofóbico e destrutivo”, e afirmou que ele não era bem-vindo em Nova York para receber uma homenagem.

De Blasio, de 58 anos e prefeito de Nova York há seis, deverá fazer o anúncio formal nesta quinta e depois iniciar uma viagem de quatro dias com várias paradas pelos estados de Iowa e Carolina do Sul.

Em Iowa, De Blasio e sua esposa, Chirlane McCray, se reunirão com o prefeito de Des Moines, com a Asian Latino Coalition e visitarão uma escola, segundo o jornal “The New York Post“. No sábado, De Blasio viajará para a Carolina do Sul e passará pelas cidades de Columbia e Charleston, enquanto no domingo estará na formatura do seu filho na Universidade de Yale.

O prefeito de Nova York, que foi reeleito com folga para o cargo em 2017, estava evitando se pronunciar sobre a pré-candidatura, embora já tivesse prometido uma decisão para este mês de maio.

Uma pesquisa da Quinnipiac University datada de abril indica que 44% dos eleitores nova-iorquinos aprova sua gestão, mas 76% não considera conveniente que concorra à presidência.

A publicação, que cita três fontes conhecedoras dos planos do político, disse que a campanha pode ser lançada na próxima quarta-feira, quando o democrata completará 58 anos.

De Blasio ficou marcado por impulsionar políticas progressistas na maior cidade dos EUA, com 8,6 milhões de habitantes, centradas principalmente na luta contra a desigualdade, que foi o eixo da sua campanha em 2014. Entre os mais de 20 pré-candidatos das primárias democratas se destacam o ex-vice-presidente Joseph Biden, os senadores Bernie Sanders, Kamala Harris e Elizabeth Warren e o ex-congressista Beto O’Rourke.

Bill de Blasio nunca escondeu que planeja concorrer às primárias do Partido Democrata. Questionado sobre o assunto, ele disse nesta semana que tomaria uma decisão em maio.

“A decisão final, como falei, é pessoal e familiar, mas também faz sentido olhar para outra informação”, comentou na quarta-feira em entrevista coletiva.

Nos últimos meses, De Blasio visitou Iowa e New Hampshire, dois dos primeiros estados que votam nas primárias. Aproveitando a oportunidade, a equipe do democrata fez pesquisas entre eleitores de Iowa.

Caso seja confirmada a candidatura, o prefeito de Nova York se somará a mais de 20 candidatos à indicação democrata, entre eles o ex-vice-presidente Joe Biden, os senadores Bernie Sanders, Kamala Harris e Elizabeth Warren e o ex-congressista Beto O’Rourke.

Veja Também