18.5 C
Brasília
HomeBrasíliaPorteiros fazem aulas de segurança com policiais na Octogonal, no DF

Porteiros fazem aulas de segurança com policiais na Octogonal, no DF

Curso foi organizado por moradores preocupados com violência na região. Rede social une porteiro, policiais e população na busca por segurança.

Preocupados com a violência na Octogonal, no Distrito Federal, moradores da região organizaram um curso para treinar porteiros e funcionários de prédios a se defenderem e não serem vítimas de bandidos. Os instrutores são policiais civis.

“Os funcionários aprendem a identificar o possível suspeito que está ali na portaria, que está querendo adentrar o prédio junto com o morador”, diz o presidente do Conselho de Segurança da Octogonal e Sudoeste, Jair Araújo.

Porteiro há 21 anos, Roberto José Duarte participou do curso. “Agora vai ficar mais fácil a gente trocar ideia com outros condomínios, outras quadras”, diz.

Os moradores também usam as redes sociais como aliadas e criaram grupos para trocar informações com os policiais com mais rapidez.

A delegada Cláudia Alcântara, da 3ª DP, diz que o trabalho conjunto da polícia com a comunidade é a melhor fórmula para ajudar na segurança pública. “No momento em que o crime está ocorrendo, ele liga imediatamente para a polícia, manda um ‘Whatsapp’, imediatamente nós vamos para o local e imediatamente vamos tentar fazer a captura desse criminoso.”

Por meio do aplicativo de celular, eles ajudaram a recuperar um carro que tinha sido roubado no comércio da Octogonal. Um morador publicou o caso, a polícia foi acionada e encontrou o carro uma hora depois da ocorrência.

Veja Também