18.5 C
Brasília
HomeMundoPolônia não quer fim do conflito, mas sim ingresso da Ucrânia na...

Polônia não quer fim do conflito, mas sim ingresso da Ucrânia na OTAN, diz general

Devido à situação atual do conflito na Ucrânia, os países ocidentais podem fazer com que Zelensky pense em chegar a um acordo de paz com a Rússia, afirmou o general polonês Roman Polko.

© AP Photo / Efrem Lukatsky
Em entrevista à Radio Gdansk, o general instou a aprender a lição e parar de manter Kiev na “sala de espera” europeia.
Segundo o general, o ingresso da Ucrânia a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e União Europeia é um elemento fundamental para a segurança polonesa e de toda a Europa.
“Todos nós nos fazemos esta pergunta. Na verdade, agora a Ucrânia tem a última chance de iniciar de maneira efetiva uma contraofensiva. Eu quero dizer no ano que vem, pois eu receio que alguns países, antes de tudo, ocidentais, como França e Alemanha, não pouparão esforços para alcançar a paz”, destacou o general.
De acordo com o polonês, a Rússia continuará reforçando suas posições naqueles territórios, o que levará a um acordo de paz e aceitação ocidental e o que encorajaria novas ações russas na região.
E é por isso que o general não está preocupado com quando o conflito terminará, mas sim sob quais condições.
“Acredito que a chave para a segurança da Polônia caso o conflito termine ‘corrompido’, seja o ingresso da Ucrânia na OTAN e na União Europeia”, declarou.
Além disso, Roman Polko, criticou a posição dos países ocidentais no conflito ucraniano, alegando que o fornecimento de armas não ocorre em conformidade com as necessidades, mas sim aos poucos, e que muitos dos países que prometem armamentos não têm condições de fornecê-los, pois são países muito pobres.
Veja Também