Operação foi realizada em conjunto entre o Grupamento Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Militar do Mato Grosso e Polícia Federal
Uma força-tarefa policial apreendeu 500 kg de cocaína em Conquista D’Oeste, no interior do Mato Grosso. Um detalhe chamou a atenção das equipes responsáveis pelo flagrante: a droga estava embalada e estampada com a suástica nazista. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) do MT, um suspeito foi preso.
A ação aconteceu na tarde de sexta-feira, 19, após denúncias de que a droga era transportada pela região, que fica a cerca de 85 quilômetros da fronteira com a Bolívia. Em conjunto, equipes do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Militar matogrossense e Polícia Federal foram até o local apontado.
Na região, os policiais abordaram um suspeito que, segundo o Gefron, já teria antecedentes criminais em ocorrências por tráfico de drogas. Com ele, a equipe encontrou duas caminhonetes, onde 15 pacotes de droga eram transportados.
Segundo o coordenador do Gefron, o Tenente-Coronel da PM Manoel Bugalho Neto, foram apreendidos 500 kg de derivados de cocaína. Os pacotes estavam embalados em um plástico azul com a estampa da suástica nazista.
Ainda de acordo com o militar, o valor da droga foi estimado em R$ 9 milhões. O suspeito foi preso em flagrante e todo o material foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Cáceres (MT), onde o caso é investigado.
A SESP aponta que, desde 2019, o Gefron apreendeu 62,5 toneladas de droga, com valor total estimado em R$ 1,5 bilhão de prejuízo a organizações criminosas.