Sem equipamento de segurança, policial era escoltado por carros da PM. Motocicleta estaria envolvida em acidente de trânsito e era retirada da pista.
Um policial militar foi flagrado nesta segunda-feira (14) pilotando sem capacete – e apenas com um boné – uma motocicleta pelo acostamento da via Estrutural, no Distrito Federal. A moto não está identificada com símbolos da PM. Segundo a TV Globo, ela estava envolvida em um acidente mais cedo e era retirada da pista.
O militar seguia pelo acostamento da pista Norte da Estrutural, no sentido Plano Piloto, e era escoltado por dois carros da polícia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente que tinha acontecido deixou duas pessoas feridas. Questionada sobre a atitude do condutor, a Polícia Militar informou que o policial seguiu determinações de uma lei federal que permite a servidores da segurança pública que removam da via vítimas de acidente ou veículos envolvidos em caso de grande impacto no trânsito mesmo que não tenha sido realizada perícia. Por determinação, o responsável pela remoção deve registrar boletim de ocorrência que esclareça o caso.
De acordo com a PM, o policial levou a motocicleta ao posto policial na via para evitar que ocorresse outro acidente e permitir que o proprietário recuperasse o veículo posteriormente.
Segundo a PM, o policial dispensou o uso do capacete “para liberar o mais rápido possível o trânsito garantindo a fluidez”.
Segundo os bombeiros, uma das vítimas foi levada pela corporação em estado estável de saúde. A outra foi levada também consciente pelo Samu. Os bombeiros não souberam informar para quais hospitais elas foram conduzidas. Por volta das 8h o trânsito na via já havia sido liberado.
O condutor que for flagrado pilotando motocicleta sem capacete comete infração gravíssima, leva uma multa de R$ 293,47 e pode ter o veículo apreendido e o direito de dirigir suspenso.
Até setembro deste ano, o Detran registrou 294 mortes em todos os tipos de acidentes com mortes nas vias do DF. No mesmo período, 77 pessoas morreram em acidentes envolvendo motocicletas no DF, cerca de 26% do total.