20.5 C
Brasília
HomeBrasíliaPneu de avião da FAB estoura e pista de aeroporto do DF...

Pneu de avião da FAB estoura e pista de aeroporto do DF é interditada

Nenhum dos três tripulantes que estavam a bordo se feriu, informou FAB. Situação provocou atrasos, diz Inframerica; é segundo caso em quatro dias.

Infraestrutura do Aeroporto JK (Foto: Jua Pita/Inframerica)
Infraestrutura do Aeroporto JK (Foto: Jua Pita/Inframerica)

Uma pista do Aeroporto de Brasília ficou parcialmente interditada entre as 17h54 e as 19h23 após o pneu de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) estourar. Segundo a FAB, nenhum dos três tripulantes que estavam a bordo se feriu. Equipes do aeroporto tiveram que rebocar o avião.

A aeronave seguia de Barra do Garças, no Mato Grosso, com destino a Brasília. Ela é do modelo Cessna C-98 Caravan. Dependendo do tipo, pode comportar até 14 passageiros a bordo. A FAB não soube informar quando o avião foi comprado nem se ele tem histórico de problemas semelhantes.

A situação provocou atrasos, informou a Inframerica, consórcio que administra o terminal. Das 18h até as 20h30, estavam previstas 57 movimentações aéreas no aeroporto – dado que inclui pousos e decolagens. Desses, 39 voos atrasaram mais de 15 minutos. Ao todo 29 pousos e 10 decolagens foram afetados.

De acordo com a Inframerica, a pista foi parcialmente interditada porque continuava podendo receber aviões de médio porte. A outra pista que funciona paralelamente no terminal também continuou funcionando, diz o consórcio.

Pneu furado de avião da FAB, que taxiava no Aeroporto de Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

Outro caso
É a segunda vez que um avião da FAB tem o pneu estourado em quatro dias. Na última quarta-feira (21), uma das duas pistas do aeroporto ficou fechada entre 12h45 e 14h. Segundo a Inframerica, ninguém se feriu. Pelo menos três carros da Base Aérea foram mobilizados para ajudar a retirar a aeronave da pista.

O avião é um modelo EMB-110 Bandeirante. Dependendo da versão do aparelho, há espaço para 15 ou 21 passageiros, com até três tripulantes. A FAB não informou quantas pessoas estavam a bordo.

Na manhã deste sábado (24), um funcionário do aeroporto filmou um vídeo que mostra um “jato” de fumaça saindo de um avião da Latam. As imagens registram que pelo menos cinco bombeiros foram mobilizados para atuar na aeronave, enquanto curiosos assistiam à situação do lado de dentro do terminal. Ninguém se feriu.O voo vinha de Guarulhos (SP) e pousou em Brasília às 10h06. De acordo com a Latam, o piloto solicitou apoio do aeroporto durante o desembarque por uma suspeita de fumaça no bagageiro.

Segundo a companhia, a suspeita não foi confirmada, e foram respeitados todos os procedimentos de segurança. De acordo com a Inframerica, não há relatórios indicando a presença da fumaça.

Ainda segundo o consórcio que administra o aeroporto, a fumaça mostrada no vídeo vinha de um incêndio no Park Way, área residencial com mansões a dois quilômetros do terminal.

Autor das imagens, o funcionário da praça de alimentação do aeroporto Fernando Fernandes negou que houvesse incêndio nas proximidades. “O avião soltou o alarme. E aí, o piloto mandou todo mundo sair às pressas. Ele chamou os bombeiros, e abriu o saguão”, disse.

A Latam afirmou que os passageiros foram orientados a sair da aeronave sem os pertences em um primeiro momento. A empresa não disse quanto tempo eles demoraram para retornar ao avião.

 

Veja Também