Voos não receberam autorização para decolar na manhã desta quarta-feira. Paralisação deve durar duas horas, sem previsão de decolagens e pousos.
A paralisação dos funcionários aeroviários nos principais aeroportos do estado de São Paulo, como Congonhas e Viracopos, atrasou a maioria dos voos que iam decolar do aeroporto de São José do Rio Preto (SP) no início da manhã desta quarta-feira (3). Pilotos, comissários e agentes que trabalham em terra fizeram uma paralisação que durou duas horas em 12 aeroportos brasileiros.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas reivindica um reajuste de 11% referente à reposição da inflação no período de 1º de dezembro de 2014 a 1º de dezembro de 2015, afirmando que não se trata de reivindicação por parte da categoria de aumento real. As empresas aéreas estão oferecendo um reajuste parcelado de 3% em fevereiro de 2016, 2% em junho e 6% em novembro não retroativo. Com esse impasse, a categoria decidiu pela paralisação.
Em Araçatuba (SP), a paralisação não afetou os voos que saem para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo a companhia aérea, que opera na cidade, o único voo desta quarta-feira decolou normalmente às 6h.
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias afirma que nos últimos 10 anos foi concedido reajuste acima da inflação, representando ganho real. As companhias aéreas afirmam que momento atual não permite atender as reivindicações dos aeronautas. Caso não cheguem a um acordo nas próximas horas, a paralisação dos aeronautas poderá ser estendida durante todo o carnaval.
A Azul de Araçatuba disse que os voos seguem normalmente, mas com atraso de 25 minutos por causa da paralisação em Campinas. O avião que saía de Campinas para Araçatuba às 8h46 só saiu às 9h10; e chegou às 10h35, mas era para ter chegado às 10h10. Já o avião que sai de Araçatuba para Campinas era para ter saído às 10h34, mas só decolou às 11h e deve chegar às 12h10. A Azul ainda informou que não houve tumultuo entre os passageiros por causa do atraso de 25 minutos.