27.5 C
Brasília
HomeBrasíliaPara evitar estupro, lei deixa mulheres 'pegarem' ônibus fora do ponto oficial

Para evitar estupro, lei deixa mulheres ‘pegarem’ ônibus fora do ponto oficial

Permissão seria válida só após às 21h; projeto foi levado para o Executivo. Empresa dos ônibus circulares em Itapetininga (SP) não se posicionou.

Com o objetivo de evitar estupros ou assaltos, uma lei criada em Itapetininga (SP) permite que mulheres tenham o direito de entrar e sair dos ônibus circulares fora dos pontos de ônibus depois das 21h. Votada e aprovada na sessão da Câmara na segunda-feira (30), a proposta aguarda sanção no Executivo.

A prefeitura, por nota, afirmou que não pode estipular data para aprovação do projeto, mas que deve acatá-lo sem pedir alterações. A empresa Viação Rosa, responsável pelo transporte público no município, preferiu não se posicionar por não ter ciência da lei.

O projeto de lei foi criado pelo vereador Milton Nery Neto (PROS), que alegou ser necessária a medida devido à vulnerabilidade das mulheres após este horário. De acordo com ele, o objetivo é permitir que as usuárias saiam dos ônibus mais perto do destino, diminuindo os riscos que sofram algum tipo de violência, como assaltos e estupros, por exemplo.

Ponto de ônibus possui piso tátil, mas faltam informações para deficientes visuais (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)

 

Veja Também