Na ação dessa terça-feira (5/1) em Taguatinga e Santa Maria, cinco motociclistas foram flagrados com escapamento sem silenciador ou com defeito
Apesar da exigência para que motociclistas trafeguem com silenciadores nos escapamentos das motos, muitos condutores ainda dirigem com a descarga livre. Por isso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) retomou, nessa terça-feira (5/1), a Operação Sossego. Na primeira abordagem do ano, concentrada em Taguatinga e Santa Maria, cinco motos foram flagradas com o escapamento irregular.
O problema dos escapamentos barulhentos não é novo, e as blitzes em busca desses infratores começaram no ano passado. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) descreve como infração grave conduzir o veículo “com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”. Os motoristas autuados somam cinco pontos na carteira, têm a moto retida para regularização, além de ter de pagar a multa de R$ 195,23.
Outras infrações
Durante a ação, que teve o reforço de policiais militares, ainda foram identificados outros cinco motoristas alcoolizados e sete sem carteira de habilitação.